O Pará será um dos destinos brasileiros em destaque na Feira Internacional de Turismo (FITUR 2025), um dos principais eventos do setor no mundo, que acontecerá na próxima semana, em Madri, na Espanha. O Ministério do Turismo levará ao evento — que marca o início da promoção internacional do Brasil no ano — os encantos da vila de Alter do Chão, em Santarém, na região oeste paraense. Paralelamente ao evento, que se inicia na próxima quarta-feira (22.01), o ministro do Turismo, Celso Sabino, será empossado como presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo. O paraense será o primeiro brasileiro a assumir o cargo, responsável por liderar as principais discussões globais sobre o setor.
Além das belezas naturais de Alter do Chão, a gastronomia paraense também será um dos atrativos apresentados aos 250 mil participantes da FITUR 2025. Pratos como a Paella Paraense serão destaque no cozinha show, realizado dentro da feira. O ministro Celso Sabino destacou que, com essa ação, a Pasta vai posicionar o Pará como um local estratégico para o desenvolvimento sustentável e a promoção do turismo.
“Esta é uma grande oportunidade de promover ainda mais o Brasil, que já vem sendo citado e reconhecido como um dos destinos preferidos pelos turistas internacionais. O Pará, com tantas riquezas naturais e gastronômicas, não poderia ficar de fora, ainda mais em um ano de eventos mundiais tão importantes no estado”, enfatizou o ministro.
Em 2024, os destinos paraenses receberam mais de 32 mil turistas internacionais, um aumento de 47,4% em comparação com 2023. Somente em dezembro, 2.350 estrangeiros visitaram o estado. Além disso, o aeroporto de Belém registrou o marco histórico de mais de 4 milhões de passageiros embarcando e desembarcando na cidade, movimentando o turismo.
AÇÕES - Com a posse na ONU Turismo, o ministro Celso Sabino terá como uma das primeiras ações à frente do órgão a realização, na Embaixada do Brasil em Madri, durante a FITUR, de um evento que reunirá mais de 100 investidores internacionais para conhecer todo o potencial turístico brasileiro.
Durante o evento, o ministro apresentará um guia elaborado em parceria com a Organização das Nações Unidas, que oferece informações detalhadas sobre oportunidades de investimento no turismo em todo o território brasileiro. A posse de Sabino simboliza um marco importante para o Brasil e para o Pará no cenário internacional.FUTURO - Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) preveem investimentos de R$ 63,6 milhões para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.
Além disso, no próximo ano, o Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, eventos que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.