1 min de leitura
06 Jul
06Jul

O verão amazônico já iniciou e, com a chegada do mês de julho e consequentemente das férias escolares, a possibilidade de uma maior exposição ao sol devido a viagens e passeios ao ar livre é grande. Com isso, o organismo exige uma maior quantidade de água a ser ingerida para repor os nutrientes perdidos com o excesso de calor.

A nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Simone Petillo Almeida, listou alguns dos principais benefícios da hidratação para o organismo. “A água só tem pontos favoráveis para o corpo humano. Ela regula a temperatura corporal, ajuda na absorção de nutrientes, hidrata a pele, favorece a perda de peso combatendo a retenção de líquidos, melhora a circulação sanguínea, lubrifica e amortece as articulações, evita pedra nos rins e ajuda na boa digestão dos alimentos”, pontua.

A especialista destaca a importância da hidratação para manter uma pele saudável durante o verão. “A água ajuda como rejuvenescedor da pele, pois as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem dela para sua regulação e bom funcionamento. Além disso, auxilia no combate à celulite, porque elimina as impurezas do organismo”, explica.

Segundo a nutricionista, a recomendação de ingestão mínima de água é de dois litros por dia. “Essa ingestão pode ser feita ao acordar, antes ou após as refeições, antes de dormir, para manter a hidratação do corpo durante a noite, e nos intervalos das atividades físicas. Esse último ponto requer uma atenção maior, principalmente se essa prática for feita no verão, pois a perda de eletrólitos e sais minerais é muito maior”, alerta.

Sintomas da desidratação


Simone esclarece que os sintomas da desidratação se manifestam quando há deficiência de água no organismo e a baixa concentração de sais minerais e eletrólitos. “A causa mais comum é a pouca ingestão de líquidos que leva ao agravamento do caso clínico, principalmente quando o indivíduo já se encontra desidratado e vai se expor ao sol”.


Dentre os principais sintomas, segundo a nutricionista, estão: sede excessiva, redução da sudorese, perda da elasticidade da pele, diminuição da produção de urina, boca seca, prisão de ventre, olhos fundos, cabelo e unhas quebradiços e perda de peso.


Por: Vanessa Lago/Assessoria de Imprensa Hapvida.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.