2 min de leitura
20 Nov
20Nov

O advogado Sávio Barreto, de 46 anos, foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pará (OAB-Pará), com 4.673 votos, superando os 4.115 votos obtidos pelo atual presidente, Eduardo Imbiriba, uma diferença de 558 votos.

O resultado oficial foi divulgado por volta das 21h30 desta segunda-feira (18/11). De acordo com a OAB, a votação ocorreu das 9h às 17h, na Grande Loja Maçônica do Pará, em Belém, além de outros 35 municípios paraenses, incluindo Subseções, Salas da Advocacia e Salas de Apoio nos Fóruns das Comarcas.

A chapa "Renova OAB" (número 15), liderada por Sávio Barreto e Brenda Araújo, conquistou 4.673 votos, enquanto a chapa "União, Inclusão e Independência" (número 10), de Eduardo Imbiriba e Cristina Lourenço, recebeu 4.115 votos.

Reestruturação e transparência são foco da nova gestão, diz presidente eleito

Em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal, Sávio Barreto atribuiu sua vitória ao descontentamento da classe e ao trabalho desenvolvido por seu grupo ao longo dos últimos sete anos na entidade classista, como um projeto alternativo à situação atual. Ele também destacou que a nova gestão pretende reestruturar a entidade, priorizando a transparência financeira."Eu atribuo a vitória a dois fatores. Primeiro, uma insatisfação grande; nenhuma oposição vence sem que haja uma situação de muita insatisfação dentro da classe, para apresentar de um projeto alternativo. Mas, além disso, para você alcançar um feito histórico como este, raro em todo o Brasil, é claro que isso também se deve ao trabalho de muitos anos", afirmou.

Sávio Barreto destacou que sua equipe já vinha trabalhando há anos. “Este grupo não está se apresentando apenas nesta eleição. Ele não foi organizado em seis meses, nem na eleição passada. É um grupo que já atua há sete anos, construindo um projeto alternativo de gestão para a OAB, para suplantar um grupo que está há 20 anos na gestão, revezando as cadeiras da cúpula. Isso não é bom para nenhuma instituição.”O novo presidente da OAB-Pará, que assumirá o cargo no triênio 2025-2027, é mestre em Direito, advogado com ampla experiência em Direito Civil e professor universitário. Sobre as primeiras medidas de sua gestão, ele afirmou que a prioridade será reestruturar a entidade. "Na verdade, trata-se de uma reestruturação completa do sistema OAB. Vamos promover mudanças, especialmente no âmbito financeiro, com a implantação de um portal de transparência", concluiu.

Tribunal de Ética e Disciplina da OAB e Escola de Advocacia vão ter mudanças


"Vamos mudar o funcionamento do Tribunal de Ética e Disciplina, que é a corregedoria da OAB. Queremos automatizar os serviços da OAB, colocá-los todos no modo digital, para que as pessoas não precisem mais comparecer presencialmente à OAB para dar entrada hoje em processos físicos", afirmou Sávio Barreto. Ele também mencionou reformulações na Escola Superior da Advocacia, com a implementação de um novo programa pedagógico voltado especialmente para a advocacia em início de carreira.“É muito trabalho, mas também são muitas pessoas envolvidas nesse projeto. O sistema OAB não é o Sávio, não é a diretoria que vai mudar a OAB. A gente está falando aí, dentro do sistema, de mais de 500 pessoas na capital, fora as subseções. É um grupo grande de pessoas que atuam em todos os setores da advocacia, e vão contribuir”, afirmou o presidente eleito.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.