O projeto audiovisual Parque Cine Quebrada promove, neste domingo (24), um dia de oficinas, cultura e saúde na travessa Soledade, bairro Paracuri II, no distrito de Icoaraci, em Belém. Serão realizados exposições, exibição de filmes, shows, grafites e serviços de saúde bucal. Toda a programação ocorrerá nas ruas da comunidade, com acesso livre.
A mostra marca o encerramento da quarta edição do Parque Cine Quebrada, que ao longo do ano de 2024 realizou oito sessões mensais de filmes, de cineastas negros e indígenas, para o publico de todas as idades da comunidade. Além das exibições, o projeto ofereceu nove oficinas, com foco no público infanto-juvenil, de diversas linguagens, como penteados afro, colagem, audiovisual e outros.
Neste domingo, além dos trabalhos realizados pelas crianças durante as oficinas, o público poderá acompanhar as exposições fotográficas de Alex Figueiredo e Cristivan Alves e a mostra de quadros do artista visual André Massache. A programação contará, ainda, com mutirão de grafite, que reunirá profissionais do ramo para colorir e alegrar as ruas da comunidade, e serviços de saúde bucal voltados para as crianças.
As apresentações culturais ficarão com o grupo Carimbó Volta ao Mundo e o Sarau em Movimento, que fará a inauguração da geloteca, biblioteca comunitária que ficará dentro de uma geladeira e será disponibilizada para os moradores.
O Parque Cine Quebrada foi criado em 2017, com iniciativa da empreendedora Bianca Alves, criadora da marca Afro Cabeleireira e moradora do distrito de Icoaraci. De acordo com ela, o projeto tem como objetivo “promover o audiovisual e outras expressões artísticas em espaços de educação informal, como meio de auxiliar no crescimento da autoestima da população periférica e estimular o pensamento criativo”.
“O projeto surgiu como resposta à carência de espaços que estimulassem o desenvolvimento cultural e criativo em comunidades periféricas, especialmente em áreas como Icoaraci, que historicamente carecem de acesso a plataformas culturais e educacionais”, diz.
Ela acredita que, ao estimular o pensamento criativo e promover a educação em múltiplas linguagens a partir do audiovisual, o projeto pode ajudar a combater o estigma que muitas vezes atinge as periferias, ao mesmo tempo em que oferece aos jovens e adultos da comunidade novas perspectivas de futuro.
A quarta edição do Parque Cine Quebrada foi selecionada pelo Edital de Fomento ao Audiovisual - Lei Paulo Gustavo - Cinema de Rua ou Cinema Itinerante e Cineclubes. A coprodução é da produtora Cine Diáspora.
Serviço:
Encerramento do Parque Cine Quebrada com grande programação aberta à comunidade
Data: 24 de novembro (domingo)
Horário: a partir das 15h
Local: Travessa Soledade, comunidade Terra Nossa (perto da Laje), bairro Paracuri II, Icoaraci
Redes sociais: @parquecinequebrada