Assessoria de Comunicação
1 min de leitura
22 Jul
22Jul

O programa suíço-brasileiro nexBio Amazônia 2024, voltado para inovação e avanço da bioeconomia amazônica, apresenta no dia 22 de julho, em Belém, as 14 startups e cinco pesquisadores selecionados para dar início a soluções tecnológicas sustentáveis, de curto prazo, fáceis e rápidas de implementar, que melhorem a sustentabilidade e a eficiência das cadeias produtivas existentes na região. O evento será no Sesc Ver-O-Peso, no Boulevard Castilhos França, das 14 às 19h30.

Promovido pela Swissnex no Brasil, com apoio da Fapespa, Fiocruz, Sesc, University of St.Gallen – Leading House for the Latin American Region, Instituto Peabiru e Pólen - Laboratório de Inovação em Gestão Pública,  o nexBio Amazônia tem como propósito unir startups suíças e brasileiras para atuar em áreas da bioeconomia amazônica. O evento de abertura, o primeiro de dez dias de programa, permitirá que startups e pesquisadores ampliem sua rede de contatos para o alinhamento de possíveis futuras colaborações.

A economia da Amazônia, com suas intervenções na floresta, está no foco do programa. Especialistas em meio ambiente, profissionais e pesquisadores participaram em Belém, em novembro de 2023, de um workshop para eleger as cadeias produtivas que merecem a atenção do nexBio Amazônia, pela relevância na cultura extrativista amazônica e por seu impacto social. A produção de óleos, cacau e cupuaçu, pescado e as práticas florestais não madeireiras ganharam prioridade numa lista de iniciativas que interessam ao setor da bioeconomia.

Definidas as cadeias produtivas, os participantes das quatro mesas organizadas para as discussões apresentaram os desafios para a consolidação das ações sustentáveis e propuseram soluções para implementação no curto prazo. Todas as ideias e contribuições apresentadas no workshop foram organizadas em um relatório para fundamentar as iniciativas do Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Aberta para a Bioeconomia até a COP 30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em novembro de 2025, em Belém (PA).

O programa bilateral servirá como plataforma para novas parcerias entre Brasil e Suíça. O objetivo é incentivar e qualificar startups na busca por soluções com inovação e tecnologia, respeitando os parceiros e atores locais.

O programa bilateral servirá como plataforma para novas parcerias entre Brasil e Suíça. O objetivo é incentivar e qualificar startups na busca por soluções com inovação e tecnologia, respeitando os parceiros e atores locais.

Serviço

nexBio Amazônia 2024

Data: Segunda-feira, 22 de julho de 2024, das 14:00 às 19:30 horas.

Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-O-Peso (Belém), Boulevard Castilhos França, Campina.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.