Utilizar a educação ambiental como uma política pública estruturante, esse é o objetivo do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pela Alunorte e Albras, em Barcarena. A iniciativa é inédita na região e visa ao desenvolvimento de ações de educação ambiental em todo o território, com uma participação mais ativa e qualificada das discussões. Uma das atividades é a Formação de Agentes Multiplicadores Ambientais.
As formações atendem a diversos públicos, tanto das comunidades locais como dos empregados e empregadas das operações da Hydro Alunorte e da Albras, ambas localizadas no município. Durante as formações foram apresentados o mapeamento das iniciativas de educação ambiental no município e as propostas de ação para intervenção na temática socioambiental. Mais de 100 pessoas receberam a capacitação para o I ciclo de Formações com foco para a área urbana de Barcarena.
A agente comunitária Suzana Flor acredita que o conhecimento adquirido na formação apoiará suas atividades no trabalho. "A gente precisa muito enraizar esse conhecimento ambiental. Eu trabalho com crianças e esse é um legado para deixar para eles. O curso me levará a ter mais conhecimento, conheci pessoas aqui que já estão engajadas e eu tenho muito a aprender", afirmou Suzana.
Para Iva Martins, assistente administrativo do Filtro Prensa, o conteúdo ampliou a sua visão sobre o tema. “Vou levar para a minha vida pessoal e para a minha área. Agora, a gente precisa replicar para as pessoas que estão ao nosso redor, trazendo consciência sobre a teoria e a necessidade de colocar em prática tudo o que aprendemos”, disse ela.
Mais ações:
Outra atividade é a Formação em Elaboração e Gestão de Projetos Socioambientais, que busca fortalecer as iniciativas de educação ambiental de Barcarena por meio do compartilhamento de metodologias e ferramentas para elaboração e execução dos caminhos possíveis para captação de recursos para projetos. Dessa forma, o programa contribui para ampliar as habilidades de gestão dessas entidades. O II ciclo do programa de Educação ambiental está programado para iniciar em abril de 2024 voltado para a área rural de Barcarena e a continuidade das formações para empregados da Alunorte e Albras.
Por: Rosana Pinto/Agência InPress.