1 min de leitura
21 Sep
21Sep

Moradores das comunidades quilombolas de Jambuaçu e Juquiri, no município de Moju, e do município do Acará, receberam novas formações profissionais por meio do Programa de Capacitação Profissional da Hydro Paragominas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).


Alinhado à estratégia da Hydro de contribuir com o desenvolvimento das comunidades vizinhas de suas unidades, o Programa é fruto do diálogo com essas comunidades e busca oferecer cursos de qualificação profissional, deixando um legado de conhecimento e maiores oportunidades para o mercado de trabalho contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos territórios.


Finalizados no mês de agosto, os cursos formaram 20 novos operadores de retroescavadeira, no Acará, e 30 soldadores em Jambuaçu e Juquiri, com aulas na unidade móvel do Senai estacionada na Casa Familiar Rural. Somente nessas últimas comunidades quilombolas, já são mais de 150 pessoas formadas em cursos profissionalizantes, entre 2021 e 2023. E, no mês de setembro, começa a divulgação do novo curso de confeiteiro na comunidade João Lobo, no Acará, com oferta de 20 vagas.

Novas capacitações em andamento - Já em Tomé-Açu, em agosto, ocorreram as aulas inaugurais dos cursos de operador de retroescavadeira, assistente administrativo e operador de computador, nas comunidades Água Branca, Itabocal e Tropicália, respectivamente, cada um com 20 vagas ofertadas.


A professora e presidente da Associação da Comunidade de Itabocal, Alcione de Nazaré Dias, destaca a importância de receber o curso de assistente administrativo na localidade. “Foi um presente para a nossa comunidade. Conhecimento nunca é demais. Poder ver pessoas do meu quilombo se qualificando para futuramente se inserir no mercado de trabalho, ter novas oportunidades e também levar conhecimento a outras pessoas, é motivo de grande alegria”, comemora Alcione.


Para o encarregado de sala de máquinas, Ronildo Carvalho Gomes, morador da comunidade de Água Boa, participar do curso de operador de retroescavadeira é uma grande oportunidade de qualificação. “O fato de ser realizado aqui na comunidade facilita muito para quem não tem tempo para deslocamentos e logísticas. Ter uma qualificação profissional é olhar para o futuro, o mercado de trabalho é muito competitivo e nós temos que estar preparados”, destaca Ronildo.


Por: Jaqueline Ferreira/Hydro.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.