Na última sexta-feira (23), foi realizado no auditório da nova sede do Coren-PA o workshop “Oficina de Modelagem de Negócios com a ferramento ‘Business Model Canvas’ (BMC)”, ministrado pela Conselheira Federal do Cofen, Ludimila Rodrigues Cunha. O evento reuniu profissionais da enfermagem, pesquisadores e estudantes, com interesse nas áreas dos negócios e empreendedorismo. A programação aconteceu de 14h às 17h com inscrição gratuita e teve como principal propósito estimular os participantes a pensarem e planejarem seus negócios com metodologia.
“A escolha se deu pela importância de se ter claramente cada detalhe de um negócio antes de iniciá-lo. A modelagem pela ferramenta Business Model Canvas vem exatamente para isso: definir todas as características do empreendimento a fim de promover planejamento e execução para negócios de sucesso na enfermagem”, explica Ana Gabriela Saaba Srur, que integra a Comissão Regional de Empreendedorismo e Inovação.
Iniciar um calendário de eventos sobre enfermagem e empreendedorismo na Amazônia é mais do que uma simples atualização nos conhecimentos e estudos, é uma necessidade, principalmente com a chegada da COP-30. Para Ana Gabriela, o Norte possui inúmeros potenciais pela grandeza e diversidade dos seus estados, além dos vários problemas sociais e de saúde que necessitam de suporte e de novas propostas para soluções.
Participar do workshop foi uma experiência positiva para a acadêmica de enfermagem Adrielly Lima, que agora está no 10º semestre da graduação. “Eu amei muito, muito, muito. Foi maravilhoso estar aqui, porque como futura profissional e futura empreendedora, eu tenho muitas ideias.
Organizar elas em um único pensamento e conversar com outras pessoas que já estão aí empreendendo é muito bom. Porque não é fácil empreender, né? Mas a gente sabe que também sozinho a gente não consegue. A gente precisa ter profissionais para abrir a nossa mente, principalmente para compreendermos como as leis estão acompanhando essas inovações, como podemos entender as burocracias, as questões tributárias, entre outros. O Cofen e o Coren têm uma parceria legal nesse sentido, porque eles sabem que não somos apenas assistência imediata na saúde, mas hoje os enfermeiros atuam em diversos sentidos”, destaca Adrielly.
“O empreendedorismo na saúde vem complementar o sistema de saúde do país, através da oferta de produtos e serviços inovadores que atendam as necessidades dos mais diversos públicos”, conclui Ana Gabriela. Os workshops continuarão sob a liderança da Comissão Regional de Inovação e Empreendedorismo do Coren até o fim de 2024, com temáticas conectadas ao empreendedorismo na saúde e com recortes para a realidade paraense, a fim de desenvolver cada vez mais os profissionais e estudantes no setor.