1 min de leitura
21 Jul
21Jul

Julho é o mês que marca o início do verão amazônico, período em que a maioria das pessoas aproveitam para viajar e ter um momento de descanso e lazer com suas famílias e amigos. O clima de descontração, com passeios ao ar livre, praia, piscina, rotina de sono desregulado – sem horário para dormir ou acordar  –, acaba por levar a um descuido com a alimentação.

Para ajudar a manter uma alimentação adequada durante o verão amazônico, a nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Simone Petillo Almeida, compartilha algumas dicas: “Nos dias quentes precisamos evitar frituras, carnes gordas, batata-frita, alimentos pesados como feijoada e maniçoba, pois são alimentos que vão exigir mais do nosso organismo, ou seja, da digestão, e podem causar nos dias quentes mal-estar, azia, digestão demorada e, com isso, desconforto para o organismo”, explica.

“O sal também deve ser evitado, pois é responsável pela retenção hídrica. Bebidas alcoólicas afetam bastante a circulação, provocando mal-estar e dor de cabeça, e por isso também devem ser evitadas. Nos dias quentes, esses sintomas tendem a se agravar”, ressalta a nutricionista.

Simone aconselha ainda a ingestão de alimentos mais leves, com menos calorias, por serem mais fáceis de digerir. “Saladas refrescantes, frutas da estação, peixes, frutos do mar, verduras, legumes e fibras são sempre a melhor opção para se alimentar em dias quentes, assim como aumentar a ingestão de líquidos, como água de coco, sucos e água potável. Esses alimentos oferecem um alívio térmico e não sobrecarregam o organismo, trabalhando menos a digestão e aquecendo menos o corpo”, pontua.

A nutricionista enfatiza que, durante o verão, é essencial manter o corpo bem hidratado, aumentando o consumo de líquidos, garantindo uma alimentação leve e mantendo a rotina de exercícios físicos sempre em horários que não são muito quentes, ou seja, início da manhã, final da tarde e noite, sempre dando preferência a roupas leves e sapatos confortáveis e arejados. “Com o corpo hidratado e alimentação certa, o verão sempre terá um sabor mais especial”, conclui.

Por: Vanessa Lago/Assessoria Hapvida Notredame.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.