2 min de leitura
23 May
23May

Em celebração à data, a marca faz o convite à reflexão da relação positiva entre a abundância de atitudes e a abundância de recursos da natureza, relacionando a biobeleza ao futuro da floresta

Há mais de 20 anos, a Natura Ekos prioriza os ingredientes da biodiversidade brasileira e amazônica para contribuir com estímulo da economia da floresta, tornando-a mais valiosa em pé do que derrubada, em uma roda genuína de regeneração da Amazônia. Neste Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado em 22 de maio, reflexões sobre o cuidado do planeta ganham ainda mais destaque como oportunidade de conscientização sobre a forma de cada pessoa colaborar para proteção do planeta. Diante desse contexto, a Natura celebra o Mais é Mais, movimento que traz à tona a relação de ganhos entre a abundância de atitudes que gera abundância de recursos. O conceito traz a reflexão da biodiversidade rica e viva que temos: valorizar o que está vivo é também caminho para evitar que essa vida se perca.

Ekos marcou o pioneiro compromisso da Natura com a sociobiodiversidade amazônica, que há décadas une beleza e sustentabilidade. Em 2021, a marca, junto ao seu relançamento, reafirmou o conceito de biobeleza: não há como pensar na beleza individual sem pensar na beleza que se preocupa com performance, sempre guiada pelo respeito e cuidado com as pessoas e com a natureza. Ao transformar bioativos amazônicos em potência biocosmética de alta performance a partir de bioprocessos que respeitam a vida das pessoas e da biodiversidade da floresta, a marca renova seus votos com a sustentabilidade.

O relançamento trouxe novas formulações que contam com maior concentração de bioativos. Dessa forma, Ekos passou a gerar mais renda para as comunidades parceiras, valorizando não só a potência da floresta, mas buscando caminhos de, por meio das fórmulas, potencializar a renda das comunidades guardiãs. Atualmente, mais de sete mil famílias agroextrativistas fornecem insumos para o desenvolvimento das fórmulas do portfólio da marca e todo o processo produtivo é certificado pelo selo UEBT, que garante comércio justo, conservação da biodiversidade brasileira e relacionamento de confiança com a comunidade.

“Natura Ekos mostra o impacto positivo que uma marca de beleza pode ter: a beleza só é boa se for para as pessoas e para o mundo. É uma marca vanguardista, pois desde que surgiu no mercado, em 2000, propôs o movimento de que somos parte de uma mesma natureza. Neste momento como o Dia Internacional da Biodiversidade, é imprescindível a discussão sobre as formas de contribuição de cada um ao exercer seu papel na preservação das nossas florestas em pé. É preciso somar para preservar”, comenta Felipe Braz, diretor global de Natura Ekos.

Biodiversidade é abundância: mais árvores, mais vida. Mais espécies, mais árvores em pé. Mais bioativos, mais árvores ao redor. Mais árvores em pé, mais regeneração para a Amazônia. E, quanto mais biobeleza, mais futuro para a floresta e para todas as pessoas. Ekos reforça a causa Amazônia Viva, que garante foco na conservação da floresta, no desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais e na regeneração da biodiversidade amazônica, contribuindo na conservação de 2 milhões de hectares na Amazônia. Junto ao Programa Natura Amazônia, também atua em conjunto com comunidades agroextrativistas, fornecendo ferramentas necessárias para a estruturação, aprimoramento e expansão das cadeias produtivas sustentáveis e incentivando o desenvolvimento social local.

Como modelo de pioneirismo, a transformação da semente de ucuuba, ativo da biodiversidade amazônica, em produtos inovadores gerou renda e desenvolvimento para as comunidades locais, preservando a região. A espécie corria risco de extinção por derrubada pela comercialização de cabos de vassoura. Após um longo processo de pesquisa, a Natura identificou a potente propriedade hidratante da manteiga extraída da semente da ucuubeira, conhecida também como ‘árvore da manteiga’. Hoje, o cultivo das sementes representa não só o aumento significativo do desenvolvimento social das comunidades parceiras, como ampliação da conservação da região. Só em 2016, com o aproveitamento do bioativo na indústria cosmética, uma área equivalente a 150 campos de futebol foi conservada.

O conceito Mais é Mais destaca o papel de cada um na conservação do planeta: mais bioeconomia, mais prosperidade em toda a rede, dos guardiões da floresta às Consultoras e Consultores de Beleza Natura na cidade. Abaixo, confira uma seleção de itens da biobeleza de Natura Ekos que reforçam o cuidado da beleza com as pessoas e com a natureza.


Por: Agência EKO.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.