2 min de leitura
24 Apr
24Apr

Estão abertas as inscrições para a nova chamada de projetos de base comunitária da Plataforma Conexões Sustentáveis, apoiada pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), em parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), vinculada à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID) e a Aliança Bioversity & CIAT.  Dando continuidade ao ciclo de Chamadas iniciado em 2022, que financiou 15 projetos, e que contemplará novas organizações. As inscrições para os projetos interessados seguirão abertas até o dia 26 de maio de 2023, no site barcarenasustentavel.org.

 A Plataforma Conexões Sustentáveis é realizada pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS) que há cinco anos desenvolve ações de maneira colaborativa para um desenvolvimento mais efetivo por meio de soluções sustentáveis para a região. O investimento nesta nova chamada será de R$ 700.000 destinado para as organizações desenvolvam e executem ações concretas de impacto social no município, nas áreas de geração de trabalho e renda; sociobiodiversidade; saneamento e gestão de resíduos sólidos. 

Poderão se inscrever entidades com pessoa jurídica estruturada, como ONGS, Associações, Fundações e Sindicatos que tenham atuação em Barcarena. Os interessados terão todo suporte para conhecer as regras do edital, para elaboração dos projetos e apoio para envio de documentação exigida, em workshops a serem oferecidos durante o processo de inscrição, previstos para ocorrerem entre os dias 13 de abril e 06 de maio, tanto de modo presencial quanto remoto. Os projetos aprovados desenvolverão suas atividades entre nove meses e 1 ano.

“Esse edital tem o objetivo principal de fortalecer as associações de Barcarena. O Fundo de Sustentabilidade Hydro vem para facilitar esse processo por meio do apoio financeiro e da oferta do suporte organizacional, mas quem faz o desenvolvimento do município são as comunidades locais. O Conexões Sustentáveis, com a participação da IBS, é inovador e abrir mais um edital para novos projetos nos mostra que vale a pena fortalecer isso”, frisa Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

A primeira chamada de projetos de base comunitária, lançada em 2022, beneficiou 07 projetos, entre eles o Árvore da Vida Cooperativa Educadora, que trabalha com educação ambiental, por meio da coleta seletiva, em quatro bairros de Barcarena. “Este projeto mudou nossas vidas, e nos trouxe um aprendizado enorme, principalmente em ser empreendedor, e, por conta disso, queremos ampliar para outros bairros e vamos nos escrever nesta nova chamada”, afirma Ana Cristina Reis, diretora da Cooperativa Árvore da Vida.

Por: Assessoria de Imprensa Hydro.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.