2 min de leitura
19 Feb
19Feb

O Instituto Cultural Educacional Profissionalizante dos Surdos de Altamira (ICEPSA) está com inscrições abertas para o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que será realizado na Faculdade Serra Dourada Altamira, e destinado à população em geral. O curso inicia em 24 de fevereiro e terá uma carga horária total de 180 horas, divididas em três módulos (básico, intermediário e avançado). O projeto intitulado “Curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras” traz uma abordagem prática e dinâmica para que os alunos e a comunidade possam se desenvolver de forma eficaz na comunicação com surdos e ouvintes que sinalizam.

De acordo com a coordenadora do projeto, Adria Ribeiro, a sociedade brasileira tem realizado avanços significativos em relação à acessibilidade e à inclusão social de pessoas surda e, para ampliar ainda mais esses avanços, é essencial que instituições de referência, como a Faculdade Serra Dourada, promovam formações em Libras. “A realização deste curso está em consonância com as legislações vigentes que destacam a importância e obrigatoriedade do ensino de Libras em diversos espaços sociais e educacionais e a nossa região é bastante carente neste tipo de formação. O objetivo é promover, por meio do curso de Libras, o processo de inclusão de pessoas surdas, garantindo-lhes oportunidades equitativas em todos os aspectos da vida social, educacional e profissional”, destaca.

Entre os objetivos do curso, estão:

•     Promover a conscientização sobre a cultura e comunicação surda, proporcionando conhecimento e conscientização sobre a cultura surda e a comunicação em Libras, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e acessível;

•     Dinamizar políticas institucionais inclusivas da Faculdade Serra Dourada, diversificando e enriquecendo-as para garantir um ambiente acadêmico mais inclusivo;

•     Capacitar para abordagem laboral acessível, assegurando que os ambientes de trabalho sejam inclusivos e igualitários.

Segundo a gerente acadêmica da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o curso de Libras é uma oportunidade única para os membros da comunidade de Altamira se envolverem em uma jornada de aprendizado significativa e empática, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos. “Somos apoiadores deste projeto, pois entendemos a importância desta formação para o desenvolvimento e a inclusão dessas pessoas na sociedade. Além disso, é uma forma de capacitarmos a nossa comunidade acadêmica para que sejamos cada vez mais inclusivos”, explica.

O curso contará com a emissão de certificados e terá a mensalidade no valor de R$ 146,67. Os interessados em participar do curso devem se inscrever por meio do formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNASFQuk3nnKcF6A1k2fJ8TQqXlqqb0NWYq8QxtYD9uVmjjg/viewform.

Sobre o ICEPSA

O Instituto Cultural Educacional Profissionalizante dos Surdos de Altamira é uma organização dedicada a promover a inclusão e o desenvolvimento profissional da comunidade surda em Altamira. Com uma equipe de instrutores qualificados e experientes, o instituto tem como missão oferecer oportunidades educacionais e profissionalizantes para surdos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e acessível.

Sobre a Faculdade Serra Dourada

A Faculdade Serra Dourada é uma instituição de ensino superior presente em Altamira (PA). Com mais de 15 cursos de graduação, a Serra Dourada contribui para a formação de profissionais qualificados e capacitados para atenderem as demandas do mercado de trabalho. A instituição acredita na transformação através da educação, por isso investe em oferecer modelo acadêmico disruptivo, focado na prática profissional, para seus alunos e alunas e a melhor infraestrutura da região.

Por: Assessoria de Imprensa/Faculdade Serra Dourada Altamira.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.