Assessoria de Comunicação
1 min de leitura
25 Sep
25Sep

Nesta quarta-feira (25), em Belém, teve início a I Conferência de Ética e Legislação da Enfermagem. Com a presença de autoridades, estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde, o evento buscou abordar a importância da ética no atendimento e cuidado aos pacientes.

 A programação apresentou aos participantes um panorama da história do Sistema Cofen e Conselhos Regionais, unindo o tema com a ética na enfermagem. No dispositivo de abertura, estiveram presentes o presidente do Coren-PA Antônio Marcos Freire Gomes; Willames Matos, Diretor do Hospital Retaguarda Dom Zico; Márcia Simão, da Faculdade de Enfermagem da UFPA; Wellington Munhoz, representante da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA); e Marcondes Mateus, representante das Comissões Éticas Regionais.

“Discutir o comportamento ético adequado no ambiente de trabalho não é papel exclusivo do Conselho Regional de Enfermagem do Pará. É um debate que envolve todos nós, porque exige de nós a compreensão de que o comportamento ético adequado no trabalho dignifica e valoriza a profissão”, afirmou Antônio Marcos Freire, presidente do Coren-Pa, na cerimônia de abertura. 

Amanhã (26), o evento continua com a realização de mesas e palestras sobre as Comissões Éticas de Enfermagem e suas funcionalidades, Assédio Moral e Violência no Ambiente de Trabalho, e Ética e Humanização nos Serviços de Saúde. As inscrições para a conferência continuam abertas no local do evento. “Hoje, existe uma série de questões éticas que envolvem a ética dentro da enfermagem. Temos muitos colegas que estão com boa vontade de trabalhar dentro das instituições para desenvolver comportamento técnico e ético adequado e precisamos, a partir de capacitações e eventos como esse, destacar a necessidade de cada vez mais abordarmos e aplicarmos condutas éticas em nossos atendimentos, serviços e por aí adiante”, concluiu o presidente.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.