O Fundo Hydro, por meio da Plataforma Conexões Sustentáveis, lança a Chamada de Projetos 2025 voltada para o desenvolvimento sustentável de Barcarena (PA). A apresentação do edital, com informações sobre regras e inscrições, ocorrerá em uma live no canal do Youtube da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), no dia 6 de março, às 18h. As inscrições ficam abertas até 6 de abril e, ao longo desse período, serão promovidos workshops, oficinas e atendimentos individualizados para tirar dúvidas e orientar os proponentes. O cadastro dos projetos deve ser realizado pelo site www.barcarenasustentavel.org.
A Chamada de Projetos 2025 é realizada em parceria com a Iniciativa Barcarena Sustentável, com um investimento do Fundo Hydro de R$ 560 mil, que beneficiará 16 projetos selecionados. Os projetos serão divididos em quatro eixos de atuação: valorização da cultura local; meio ambiente com ações voltadas para a mitigação da crise climática; geração de renda através do incentivo ao empreendedorismo local; e fortalecimento das organizações comunitárias. A IBS conta com apoio financeiro do Fundo Hydro para apoiar atividades e promover ações de formação visando qualificar o diálogo e a participação junto à comunidade.
"É com grande entusiasmo que anunciamos a Chamada de Projetos 2025, um avanço importante nos investimentos do Fundo Hydro para o desenvolvimento sustentável de Barcarena. Desde 2019, temos trabalhado em parceria com a comunidade, e este ano, a grande novidade é a inclusão do eixo cultural, o que irá ampliar ainda mais as possibilidades de impacto do projeto, na região”, comenta Eduardo Figueiredo, diretor executivo do Fundo Hydro.
Podem se inscrever entidades com pessoa jurídica estruturada, como ONGS, Associações, Fundações e Sindicatos que tenham atuação em Barcarena e que comprovem pelo menos um ano de experiência na atuação em projetos sociais. Para auxiliar as instituições na elaboração e submissão de propostas para a Chamada de Projetos 2025, a IBS promove um cronograma de atividades de apoio, incluindo encontros de ideação, workshops explicativos sobre o edital, oficinas para elaboração de projetos e plantões de atendimento individualizado. Os projetos aprovados terão de 8 a 10 meses para desenvolverem suas atividades.
Serviço: Lançamento do edital: 06 de março - Canal do Youtube da IBS – 18h
Workshop “Desvendando o edital”: 11, 12 e 13 de março (Inscrições no site da IBS)
Oficinas de inscrição no edital – 14, 18, 20, 25 e 27 de março
Plantões individualizados – todas as terças e quartas entre 11 de março e 04 de abril, das 9h às 18h.
Inscrições até 06 de abril de 2025, no site da IBS.