O Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) promove nesta sexta-feira (9), o show instrumental do EMUFPA Jazz Trio, formado pelos músicos e professores Isac Almeida, Adelbert Carneiro e Walter Almeida. O show reunirá canções que evidenciam a valorização da música brasileira e amazônica, com a participação especial do multi-instrumentista e compositor, Luiz Pardal. A programação musical começa às 18h30, no CCBA, com entrada franca e classificação livre para todos os públicos.
O EMUFPA Jazz Trio foi formado em 2017, voltado aos campos do ensino, pesquisa e performance musical, com foco no jazz e na música instrumental brasileira. Inclusive, essas serão as essências do espetáculo que será realizado no CCBA. Para abrilhantar o show, o trio convidou o multi-instrumentista Luiz Pardal, com quem os músicos compartilham grandes afinidades no âmbito da música improvisada.
"Luiz Pardal é um artista que envaidece a cultura musical amazônica. Sem dúvida, um grande referencial para nós do EMUFPA Jazz Trio. Eu comecei a fazer trabalhos com Pardal mais recentemente, de duo e quarteto, logo percebemos muitas afinidades no campo da música (instrumental e canção). Com o Trio está será nossa primeira apresentação juntos", ressalta Isac Almeida.
O pianista, Isac Almeida conta que o repertório do show está recheado de músicas nacionais, entre elas “A Felicidade” e “Chega de Saudade”, de Tom Jobim; “Samambaia” de César Camargo Mariano, além das canções “21 horas” e “Imagem de nós”, de Luiz Pardal. "Esta última será um momento diferente no show majoritariamente instrumental, pois irei cantar acompanhado por Luiz Pardal, ao piano. Finalizamos com “Orixí”, uma composição instrumental minha em homenagem à bela cidade Oriximiná", antecipa.
A apresentação no Centro Cultural Bienal das Amazônias faz parte de uma iniciativa que visa oportunizar a difusão de atividades culturais em suas diversas vertentes. Isac Almeida, define o CCBA como mais um importante lugar que valoriza a produção dos músicos locais, em uma cidade que respira arte.
"Nos sentimos privilegiados com o convite do CCBA, e estamos prontos para desenvolver parcerias através da EMUFPA. O público também pode esperar um sabor de música vocal, embora o show seja majoritariamente instrumental. Por fim, destaco que será um encontro de músicos de diferentes gerações, onde a improvisação será a grande protagonista", conclui.
COMPETIÇÃO POÉTICA
Ainda neste fim de semana, o Centro Cultural Bienal das Amazônias promove a Oficina de Slam Poesia na Amazônia. A programação será realizada no sábado (10) e domingo (11), de 10h às 12h.
O slam é uma competição de poesia falada criada nos Estados Unidos por Marc Smith. A oficina de slam poesia, criada pela artivista Arth, perpassa pela reflexão das potências artísticas de jovens das periferias de Belém, como Jurunas, Condor, Guamá, Cremação, e etc.
O projeto dessa oficina, cuja produção é baseada no contexto geopolítico e na realidade social de Belém, surgiu em 2022, por meio de uma pesquisa e experimentação artística premiada pela Fundação Cultural do Pará, através do Edital Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2022. No Brasil, comumente os espaços onde os textos dessas poesias ocorrem são nas ruas, nas praças públicas, em centros culturais, seguindo o caráter de protesto social de origem contra o machismo, o racismo, a LGBTIAPN+fobia, a gordofobia, a intolerância religiosa, e etc.
A oficina é destinada a maiores de 14 anos e será ministrada pelo ducador do CCBA, Arth. Ao todo serão 15 vagas, para os dois dias, com emissão de certificados. As inscrições podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/1QHRSy-velPa7L69NLW9BCVRNI0YHREZcYpYI4h9tKqM/edit