Assessoria de Comunicação
1 min de leitura
13 Dec
13Dec

Um estudo da International Stress Management Association (Isma) revela que 80% das pessoas economicamente ativas apresentam níveis maiores de estresse, ansiedade e até depressão no final do ano. A causa da Síndrome do Final do Ano – também conhecida como “dezembrite” – está na autocobrança e na melancolia típica dos ciclos que se encerram. Além do estresse causado pela agenda intensa de confraternizações, eventos e viagens, o balanço do ano e os planos não concretizados geram frustração.


Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, há uma alegria coletiva com as festas em família, confraternização de empresas, troca de presentes e décimo terceiro salário. Além disso, muitas pessoas tiram férias nessa época do ano e aproveitam para viajar. Para a psiquiatra Daniele Boulhosa, manter o equilíbrio emocional é apostar no planejamento. “É importante usar o tempo disponível para desfrutar de bons momentos de lazer, evitando viagens estressantes ou horas perdidas em congestionamentos ou longas filas de aeroportos ou rodoviárias”, ressalta Daniele.


A síndrome pode ser ocasionada pela pressão por ser grato pelo ano que passou ou por estar presente em diferentes festas e reuniões, o que gera muita angústia. Sem falar a autocobrança de dar conta de todas as demandas que surgem no final do ano. “É fundamental priorizar o que realmente importa, criar momentos de pausa e lembrar que a gratidão não precisa estar atrelada a uma performance social. Pequenas reflexões pessoais sobre as conquistas e aprendizados do ano podem ser mais significativas do que atender a todas as convenções”, orienta.


Ainda de acordo com a psiquiatra, a “Síndrome do Fim do Ano” desafia as pessoas a ter um olhar mais atento às questões de saúde mental. “A aproximação de um novo ciclo nos convida a lidar melhor com as emoções. Mas não se esqueça, os cuidados com a nossa saúde mental devem ser prioridade constante em nossas vidas: 24 horas, sete dias por semana”, finaliza.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.