Trazendo muita agitação no pré-feriado, o Jambu Live 2023 realiza sua última noite de Festival no Memorial dos Povos, na Sala Vicente Salles, nesta quinta-feira (7). O evento tem como objetivo valorizar e celebrar os vários talentos da Amazônia, trazendo para a line-up novos nomes da música paraense e artistas iniciantes, buscando abrir um espaço para novas oportunidades e descobertas.
A programação de encerramento do Festival contará com Boi Veludinho de Máscaras, Gielly Lima (vencedora do Aposta Jambu), Pagode das Meninas, Zara, DJ Tiana e Tiffany Boo. Os artistas trarão para o evento uma variedade musical e artística que apenas reflete a pluralidade cultural existente no Pará. O evento é totalmente gratuito.
“Nossa região tem sim o que oferecer enquanto arte. Nós podemos das nossas águas, desaguar pro mundo afora.
O Aposta Jambu é uma oportunidade maravilhosa para pessoas que queiram crescer e melhorar em seus trabalhos, sejam eles em quais áreas forem. E a iniciativa tem muito com o que contribuir para o nosso estado, levantando artistas maravilhosos e com tanto potencial. A minha expectativa é que vai ser uma noite de muita diversão e conexão com as pessoas. Esse é meu objetivo. Muito além do que entregar vários elementos em um show, esse momento vai ser sobre quem eu sou me conectando com o outro. Vai ser uma energia muito boa pra gente cantar junto”, comenta Gielly Lima, cantora, compositora e instrumentista.
Um dos destaques da noite será o grupo de folguedo Boi Veludinho de Máscaras, que existe desde 1993 no Pará. Por meio de músicas, danças, roupas e acessórios coloridos, os brincantes do coletivo performam ritmos típicos de São Caetano de Odivelas, município do estado. A tradição já é tão forte e grandiosa que filhos dos brincantes originais, da década de 90, hoje participam do Boi Veludinho de Máscara, perpetuando e enaltecendo a cultura local.
Segundo Sídine Viegas, produtor, fotógrafo e integrante do Boi Veludinho de Máscaras, as expectativas para a última noite de Jambu Live são de alegria, diversão e muita magia através do imaginário popular. “Muita gente não sabe que o Boi de Máscara é genuinamente paraense, nascido em São Caetano. Ele bebe de referências do Boi-Bumbá e tradições de outros locais, como Amazonas, Maranhão, mas tem início aqui mesmo no Pará. É o nosso orgulho levar uma festividade que nasceu através de pescadores e suas famílias”, destaca ele.
Finalizando a noite, o Memorial dos Povos será palco da cantora drag queen Tiffany Boo, uma das novas referências do tecnobrega em Belém. O setlist da cantora conta com músicas novas e participações especiais, como Jotta C, Naré, Mell Pinheiro, Rodrigo Schumacher e Scarlety Queen. “Vamos agitar a cidade. Quem me conhece, sabe que meu show é eletrizante, já começa lá em cima. Mas dessa vez, vou trazer um formato diferente, porque eu quis experimentar coisas novas. Tudo pra trazer entretenimento pra vocês”, conclui Tiffany.
Por: Giullia Vieira/Jambu.