Como parte da programação da Varanda de Nazaré 2023, a cantora e artista paraense, Fafá de Belém, realiza no dia 4 de outubro – dia em que se comemora o Dia da Natureza - a primeira edição da Varanda da Amazônia, fórum inédito que tem por objetivo discutir a biodiversidade amazônica em profundidade, abordando seus desafios e oportunidades por meio de uma variedade de perspectivas.
Com diversos painéis, o espaço reunirá personalidades e autoridades ligadas a esse ecossistema vital, promovendo um diálogo urgente e fundamental. Além disso, o evento busca estabelecer uma conexão direta entre os conhecimentos e as práticas que emergem durante o Círio de Nazaré, enfatizando a importância da conscientização para garantir a preservação do futuro do planeta. “A Varanda nasceu da ideia de mostrar nossa cultura e fé, mas também de incentivar o olhar de pessoas de fora do Pará sobre o nosso estado. Todos somos responsáveis pela preservação do planeta, e o desenvolvimento do Fórum tem o intuito de agregar e intensificar olhares, opiniões e críticas para debater as nossas questões urgentes”, destaca Fafá.
Um dos destaques do evento será o painel intitulado "A identidade nacional dos povos amazônicos sob o olhar feminino", mediado por Fafá de Belém e com a participação da atriz e apresentadora Dira Paes, da cantora e poetisa paraense Dona Onete, e de Joanna Martins, Diretora na Manioca e especialista em alimentos amazônicos. Além de Eugênio Pantoja, Diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM, Rubens Magno Jr, Superintendente do Sebrae Pará, Anna Carolina Meireles, ESG | Sustainability & CSR Senior Manager at TIM Brasil, Patricia Daros, Diretora de Soluções Baseadas na Natureza Vale, e muitos outros nomes conceituados do segmento para discutir valores, pluralidade, cultura, meio ambiente e diversidade. A curadoria é da especialista em estratégia criativa e Professora da Fundação Dom Cabral, Erlana Castro.
Os participantes da Varanda também terão a oportunidade de vivenciar algumas iniciativas práticas promovidas por empresas e instituições, durante a Mostra de Projetos e Bioprodutos Amazônicos, promovida pelo Sebrae e pela SEMAS, que ocorrerá simultaneamente ao fórum de debates. Empresas locais e nacionais, empreendedores, produtores agrícolas e artesãos estarão presentes para compartilhar suas práticas que contribuem para o desenvolvimento de uma economia sustentável, preservando assim a riqueza da biodiversidade e promovendo a cultura e o crescimento da região amazônica.
Com Belém sendo eleita como sede da COP 30 em 2025, a cidade assume um papel central nas discussões sobre os desafios que o futuro sustentável do planeta enfrenta, além da transformação na Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030, destacando seu compromisso com a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento da região.
Informações e inscrições: varandadenazare.com.br/amazonia
Por: Adriana Pereira/Ascom.