A Faculdade Serra Dourada Altamira em parceria com a NowaTEC realiza, em Altamira, um projeto de robótica, cujo objetivo é promover a inclusão digital por meio do ensino prático e lúdico. Com ênfase no LEGO Education, o projeto alcança 05 escolas nos Reassentamento Urbano Coletivo (RUCs) e uma escola no bairro Buriti, marcando a temporada Masterpiece 2024.
O projeto é dividido em categorias adaptadas às diferentes faixas etárias - Discovery (4 a 6 anos), Explore (6 a 9 anos) e Challenge (9 a 15 anos) - o programa oferece missões específicas, estimulando o desenvolvimento intelectivo e criativo dos alunos participantes.
Ao embarcar no mundo da robótica, alunos de todas as idades encontram uma jornada educacional elaborada, adaptada especificamente para suas necessidades individuais. "A progressão cuidadosamente planejada do projeto de robótica, adaptada às diferentes faixas etárias, proporciona aos alunos uma experiência educacional enriquecedora e estimulante, preparando-os para os desafios do século XXI e incentivando o desenvolvimento holístico de suas habilidades", afirma Felipe.
Em uma parceria estratégica com a instituição de ensino, o projeto foi expandindo, incluindo a participação dos alunos como mentores e oferecendo capacitação em robótica aos sábados. Professores da Nowa TEC (Escola de Inovação Tecnológica) e alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Arquitetura e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Serra Dourada integram a equipe do projeto.
"Esse primeiro contato é crucial para despertar o interesse e a curiosidade das crianças de seis anos, proporcionando uma base sólida para suas futuras explorações.À medida que avançam para a faixa etária Explore, as aulas se concentram na resolução de problemas relacionados ao STEAM, enquanto introduzem conceitos de programação por blocos utilizando o kit LEGO Spike Essential. Essa abordagem permite que as crianças desenvolvam habilidades cognitivas, de resolução de problemas e de pensamento lógico de forma gradual e acessível", explica Felipe Matos, coordenador do projeto.
A essência do projeto reside em sua missão de promover a inclusão digital por meio da robótica educacional, utilizando a LEGO Education como ferramenta pedagógica. Além disso, reconhecendo a importância da capacitação dos alunos, foi desenvolvido um projeto de extensão no qual os alunos da Faculdade Serra Dourada Altamira atuam como mentores, recebendo treinamento em robótica.
Nesta temporada, um total de 338 alunos participam do projeto, sendo 150 nesta temporada Masterpiece, com o apoio da instituição de ensino superior.
"Esse trabalho não apenas promove a inclusão digital, mas também abre portas para um futuro mais promissor, capacitando os alunos com as habilidades e conhecimentos necessários para prosperar em um mundo cada vez mais digitalizado", finaliza Matos.