Universidade, antenada ao que as profissões emergentes esperam dos profissionais do futuro, quer capacitar seus alunos para que ingressem mais rapidamente no mercado de trabalho
Em 2020, o Fórum Econômico Mundial apresentou uma pesquisa sobre o Futuro dos Empregos, que trouxe uma previsão dos setores que deveriam adotar, até 2025, o uso de tecnologia no dia a dia. Profissões emergentes, como engenheiro de confiabilidade do site, engenheiro de plataforma, engenheiro de nuvem, entre outras que estão ligadas diretamente à Cloud Computing (Computação na Nuvem), seriam as primeiras a exigirem dos profissionais uma capacitação na área.
A Estácio, de olho nas profissões do futuro e no processo de transformação digital por que passam empresas de todos os portes, quer que seus alunos saiam na frente e tenham habilidades de nuvem como uma vantagem competitiva na hora de disputarem uma vaga de emprego. A capacitação, por meio de colaboração com a Amazon Web Services (AWS), pretende habilitar os alunos da Estácio, futuros profissionais, para o mercado de tecnologia através de iniciativas junto a clientes de diferentes setores.
A parceria vai beneficiar mais de 75 mil alunos da instituição de ensino superior. Nessa etapa inicial, de maio a agosto, a universidade vai oferecer gratuitamente a capacitação em nuvem para alunos dos cursos de Tecnologia e Engenharias.
“Para a Estácio, a tecnologia é uma grande aliada na democratização de um ensino com qualidade acadêmica. A iniciativa com a AWS é uma oportunidade ímpar para desenvolver nos nossos estudantes competências que serão necessárias aos futuros profissionais, em ferramentas atuais. Entendemos que a tecnologia é para todos, por isso, vamos levar este conhecimento não apenas aos alunos dos cursos de tecnologia, mas também para outras áreas como saúde e economia criativa”, destaca Flávio Murilo, Diretor Nacional de Ensino da Estácio.
O projeto está dividido em duas fases: AWS Discovery Day, que é uma formação introdutória aos principais tópicos da nuvem AWS, e o AWS Cloud Practioner Essentials, curso sobre conceitos fundamentais da nuvem AWS, serviços, segurança, arquitetura, definição de preço e suporte – preparatório para o exame de certificação AWS Cloud Practitioner. A iniciativa ainda conta com uma seleção para entrega de vouchers para o exame de certificação AWS.
A capacitação será ministrada por profissionais da Ka Solution, um centro de treinamento em tecnologia certificado pela AWS. Durante os treinamentos, os alunos irão aprender sobre as vantagens da computação em nuvem, modelos de implantação, adoção de uma estratégia de nuvem, infraestrutura, armazenamento, bases de dados, redes, informações gerais de segurança e conformidade, entre outros conteúdos que os ajudarão a ter visibilidade e empoderamento no universo tecnológico. Além de todo conhecimento adquirido nos cursos, ao concluírem todas as fases, os estudantes da Estácio poderão participar de um programa, por meio da área de Carreiras da AWS, que conecta os talentos formados a potenciais empregadores em empresas parceiras AWS.
“O mundo tem sido cada vez mais impactado pela adoção e uso crescente da nuvem. Os novos profissionais vêm sendo cada vez mais desafiados a terem uma bagagem ampla e diferenciada de competências, especialmente em tecnologias emergentes. Por isso, temos na AWS o objetivo de ajudar a reduzir a lacuna no setor de TI do país e da região, contribuindo para fornecer capacitação de alto nível a pessoas sem conhecimento prévio de tecnologia. Estamos confiantes no potencial desta iniciativa com a Estácio em ajudar seus alunos a se tornarem mais competitivos no mercado de trabalho”, comenta Carolina Piña, líder de Enterprise Enablement para América Latina na AWS.
Para quem ainda não é estudante da Estácio, mas deseja aprender mais sobre computação em nuvem, a AWS disponibiliza mais de 500 cursos sob demanda gratuitos e em português, no portal AWS Skill Builder.
Por: Thais Siqueira / Agência Eko.