Este ano, o Festival Jambu Live chega a sua quarta edição. Em apenas três anos, o Festival já reuniu mais de 100 artistas, bandas e grupos de música e artes cênicas que encantaram milhares de pessoas. O Jambu Live começou em 2020, ainda em meio à pandemia da COVID-19, e de lá pra cá muita coisa aconteceu. Para marcar o lançamento de sua nova edição, o projeto realiza nesta sexta (1), o primeiro Esquenta, evento de aquecimento para o Festival. Com show de Joelma Kláudia e apresentação do DJ Rony do Guamá, o Esquenta ocorre no Espaço Cultural Apoena, a partir das 19h. Os ingressos já estão disponíveis.
Para a Profa. Dra. Regina Lima, coordenadora do Circuito Jambu Multicultural, o lançamento do Festival Jambu Live 2023 marca uma nova etapa do projeto que busca fortalecer cada vez mais a cultura da Amazônia. “Começamos as atividades do projeto ainda no primeiro semestre, com uma série de formações para fazedores de cultura sobre gestão de projetos. Agora, vamos para a segunda etapa, com eventos que vão movimentar o cenário cultural da cidade. Estamos muito felizes em poder celebrar mais um Jambu Live, ainda mais com toda a movimentação que Belém vem recebendo e com a cidade sendo preparada para a COP-30”, afirma.
Neste contexto de comemoração, a escolha da convidada Joelma Kláudia faz ainda mais sentido. A cantora altamirense foi responsável pela realização do 1º show do Jambu Live, em 2020, quando estreou online. Com mais de 15 anos de carreira, Joelma coleciona CDs, DVDs e videoclipes gravados, bem como inúmeros espetáculos e projetos multiculturais. Joelma retorna ao palco do Jambu com um show especial que celebra a música da Amazônia paraense.
Completando a setlist frenética e diversa deste primeiro Esquenta, o DJ Rony do Guamá tocará grandes sucessos da música paraense que vão movimentar ainda mais a programação. Há anos nos maiores bailes da cidade, Rony já consolidou-se como um dos maiores na técnica das mixagens sonoras do Pará, possuindo inúmeros fãs.
O Espaço Cultural Apoena foi escolhido para o evento por ser um importante espaço para a cultura local, além de ser um dos mais característicos quando se fala em cultura paraense. A festa também contará com a presença de fazedores de cultura, gestores do setor cultural, influenciadores digitais da região, assim como jornalistas e autoridades.
O Festival Jambu Live é parte importante do Circuito Jambu Multicultural, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele consiste em uma série de eventos multiculturais que visam o enriquecimento local, ampliando a visibilidade do trabalho dos fazedores e fazedoras de cultura na região amazônica e possibilitando o acesso de artistas pretos, indígenas, quilombolas, LGBTI+ e pessoas com deficiência nas agendas artísticas e culturais do estado. Neste ano, o Festival Jambu Live abalará as estruturas da cidade de Belém com mais uma edição, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro.
O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, tem apoio do Na Figueredo e da Lo Slow 360, e apoio institucional da Faculdade de Comunicação (Facom), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.
Serviço
Lançamento do Festival Jambu Live 2023
Data: 1 de setembro, sexta-feira;
Horário: a partir de 19h;
Local: Espaço Cultural Apoena (Avenida Duque de Caxias, 450 Altos);
Ingressos: R$15 (primeiro lote).