1 min de leitura
14 Jun
14Jun

No Dia dos Namorados, o amor é celebrado e, com ele, o coração recebe uma atenção especial, pois cuidar bem da saúde desse órgão imprescindível ao organismo é ter uma saúde emocional e física garantida. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular, e pelo menos 400 mil mortes ocorrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todos os óbitos do país.


Segundo a nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Raposo, as doenças mais comuns que afetam o coração são aterosclerose, infarto, arritmia, insuficiência cardíaca e cardiomiopatia, e uma das formas de prevenção é manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. “Os alimentos podem variar entre vegetais, frutas, oleaginosas, sementes e até peixes gordurosos, pois eles contêm uma boa dose de ômega-3 e óleos saudáveis”, explica.


De acordo com a nutricionista, os óleos mais recomendados são os de nozes, de linhaça, de canola e azeite de oliva. “Eles contêm ácidos graxos insaturados em abundância e essa variedade ajuda a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas. A diversificação vale para todos os grupos alimentares, como frutas e verduras. Tomate e melancia, por exemplo, são fontes de licopeno, um antioxidante associado à redução de doenças cardiovasculares”, ressalta a especialista.

Para Carol, o ideal é não exagerar no consumo dos alimentos. “Queijos e vinhos, por exemplo, quando ingeridos com moderação, ajudam na saúde do coração, pois, enquanto os queijos são fontes de proteínas e ricos em cálcio, o vinho possui ação antioxidante derivada da uva”, destaca a nutricionista, que enfatiza a importância de manter uma dieta que evite alimentos processados.


Além da alimentação, a nutricionista reforça que, para manter a saúde do coração em dia, também é preciso abrir mão do sedentarismo. “Praticar exercícios físicos regularmente é essencial, não somente para o coração, mas para todo o nosso organismo. Dormir bem, praticar alguma atividade prazerosa e cuidar da saúde mental são hábitos que precisam caminhar juntos para que todo o corpo funcione de maneira adequada”, finaliza.


Por: Vanessa Lago/Assessoria Hapvida

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.