1 min de leitura
27 Aug
27Aug

Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostrou que o número de matrículas nos cursos superiores de Psicologia no país cresceu 112,4% na última década, passando de 136,4 mil para 289,8 mil estudantes. O porcentual é quase três vezes mais o de crescimento de matrículas em todo o ensino superior brasileiro neste mesmo período, que foi de 41%.

De acordo Daiane Oliveira, gerente acadêmica da Trivento Educação, mantenedora da Faculdade Serra Dourada em Altamira, este aumento pode estar relacionado a uma maior demanda do mercado de trabalho nos últimos anos, já que as questões de saúde mental passaram a ter mais destaque. “Saúde mental sempre foi vista como tabu, mas, nos últimos anos, isso vem mudando, com a implementação de campanhas, como o Setembro Amarelo e o Janeiro Branco, que visam conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde emocional e psicológica. Com isso, mais pessoas passaram a buscar atendimento com psicólogos para tratar doenças e resolver situações ligadas à mente humana. 

Além disso, problemas como depressão, ansiedade e outros transtornos têm crescido na sociedade atual, o que reforça esta necessidade de mais profissionais atuando nesta área”, afirma.  O curso superior de Psicologia dura, em média, 5 anos, e envolve diversos aspectos, entre eles, a psicologia clínica, a psicologia social, a psicologia educacional e a psicopatologia.

Durante a graduação, os alunos e alunas adquirem conhecimentos teóricos e práticos para que compreendam questões relacionadas ao comportamento humano e às relações interpessoais. Entre os conceitos estudados, estão a teoria da personalidade, o desenvolvimento humano, a psicopatologia, a psicoterapia, ética e legislação.Conforme a gerente acadêmica, o mercado de trabalho para o psicólogo é bastante amplo e promissor. “O profissional formado é capaz de atuar em clínicas, hospitais, escolas e até mesmo no âmbito jurídico. 

Na unidade da Trivento Educação em Itabirito, temos, inclusive, uma clínica-escola, que faz atendimentos gratuitos à população por meio dos estudantes e professores do curso”, finaliza.


Por: Juliana Pronunciati/Assessoria Faculdade Serra Dourada Altamira.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.