1 min de leitura
22 Aug
22Aug

No dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância, uma data criada com o propósito de trazer à sociedade uma reflexão sobre as condições que crianças e jovens estão vivendo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 14% da população mundial, entre 10 e 19 anos possui algum tipo de problema que afete a saúde mental, ou seja, um em cada sete jovens convive com algum transtorno mental no seu dia-a-dia.


Dentre os fatores que contribuem com o adoecimento mental entre crianças e adolescentes estão os fatores genéticos, psicossociais, biológicos e ambientais. “O abuso sexual na infância por exemplo tem consequências duradouras e se manifestam através de uma ansiedade, depressão ou estresse pós-traumático, o que afeta muito a auto-estima e identidade dessa criança que está passando por uma fase de se descobrir como pessoa”, explica Mônica Azevedo, diretora da clínica médica Voo de Liberdade.


Para Mônica, os problemas relacionados à saúde mental na infância e adolescência desencadeia na dependência química e alcoólica. “Por serem muito jovens, chega um momento em que não conseguem lidar com a carga emocional e buscam no uso de substâncias um alívio para o estresse que estão passando. Por isso é importante estar atento aos sinais de adoecimento mental para buscar o tratamento adequado”, enfatiza.
Ainda de acordo com a OMS, a demanda por atendimento voltado a crianças e adolescentes com transtornos mentais aumentou na última década. “Devido a essa procura, na clínica médica Voo de Liberdade procuramos abrir as portas para atender esses jovens que tanto precisam de ajuda, principalmente em relação à dependência química. 

Hoje contamos com a unidade da Batista Campos para atender essa demanda tão crescente com um acompanhamento multidisciplinar envolvendo psiquiatras, psicólogos, Terapeutas Ocupacionais Enfermeiros, Assistente Social, Farmacêutico e Nutricionista, e etc”, pontua Mônica.


Por: Vanessa Lago/Assessoria de Imprensa Clinica Voo de Liberdade.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.