2 min de leitura
06 Dec
06Dec

Com o tema “Fortalecimento de Lideranças Locais e Regionais em Enfermagem”, ministrado pelo Grupo de Trabalho Desafio Nursing Now Brasil, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), representado por sua presidente, Dra. Danielle Cruz, sediou a oficina do “Desafio Nursing Now”, que tem como intuito promover a mobilização e o fortalecimento de lideranças regionais, capazes de impulsionar mudanças positivas e ampliar o avanço da profissão em suas respectivas regiões. O evento ocorreu no Salão Mediterrâneo do Hotel Sagres, no último dia 23 de novembro.

Representantes e conselheiros do Coren no Estado do Pará participaram do encontro, que foi ministrado por Valéria Lerch e Carla Ventura, integrantes do “GT Desafio Nursing Now”. Participaram, também, a presidente do Coren-AP, Emília Pimentel e Luana Ribeiro, presidente do Coren-TO.
A oficina contou com atividades que eram desenvolvidas em grupos: I e II, onde ambos montaram um plano de trabalho, no âmbito dos serviços e políticos. A proposta desses trabalhos é executá-los em 2024, envolvendo os líderes dos três (03) estados: Pará, Amapá e Tocantins. Em seis (06) meses, o GT solicitará um andamento dos projetos elaborados.

Para Danielle Cruz, este encontro foi para promover a liderança dos profissionais da Enfermagem na região Norte, cujo objetivo é identificar os desafios e apresentar propostas de liderança. “Junto com o Estado do Amapá e Tocantins, discutimos sobre a nossa atuação, onde iniciamos este encontro para fomentar a liderança do Enfermeiro(a) da nossa região; De identificarmos os desafios e quais são as propostas que temos para que possamos valorizar e reconhecer, ainda mais, a nossa profissão dentro da nossa realidade e da nossa regionalidade”, pontuou.

Luana Ribeiro, que preside o Coren no Estado do Tocantins, falou da importância do encontro. “Nesta oficina a gente descobriu os diversos tipos de lideranças na Enfermagem. Hoje, a nossa profissão está em ascendência e na formação, nós, profissionais da área já somos reconhecidos como líderes. Mas é preciso saber e conhecer os diversos tipos de lideranças em nossa área de atuação”, comentou. Luana agradeceu o acolhimento do Coren-PA durante sua participação no “Desafio Nursing Now” na capital paraense. “Agradeço, em especial, a Dra. Danielle Cruz, que nos recepcionou juntamente com a sua delegação e o “GT Nursing Now Brasil”, que abordou sobre a nova Enfermagem do futuro”, destacou Ribeiro.
A presidente do Coren-AP, Emília Pimentel, expressou a importância de realizar discussões voltadas para a categoria na região formando lideranças, pois segundo ela, o fortalecimento da categoria só amplia. “Acho que temos um potencial muito grande em mostrar a força da Enfermagem. A gente vive em uma região onde a diversidade é diferente das outras regiões do país. É preciso provar que a gente tem ciência, estudo, indicadores, trabalhos relevantes em nossa região. Precisamos avançar grandemente. Quem discute e consegue avançar, tem um lugar especial”, finalizou.

Nursing Now – É uma campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros que busca chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU, para que valorizem os profissionais de Enfermagem, que são essenciais para atingir as metas globais, nacionais e locais de saúde. A Campanha foi lançada no Reino Unido e em diversos países.No Brasil, foi implementada pelo Cofen, em 2019, em parceria com o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, dando início aos seus novos desdobramentos configurados como Desafio Nursing Now ou Movimento Nursing Now.


Por: Assessoria de Comunicação Coren-PA.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.