A Defensoria Pública do Pará, por meio da Diretoria Metropolitana, realizará o casamento comunitário de 100 casais de Belém e da Ilha de Cotijuba, nesta sexta-feira (24), às 17h, na arena Guilherme Paraense (Mangueirinho). A ação acontecerá em parceria com os Cartórios de Registro Civil Guedes de Oliveira e Givaldo Araújo.
A iniciativa, que é destinada a casais heterossexuais e homoafetivos, tem como objetivo oferecer ao público em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de oficializar a formação das famílias. Com o reconhecimento, que realizado pelo cartório, garante direitos ao casal, como adoção, herança, pensão, saúde, conta conjunta, compartilhamento de propriedade, entre outros.
“A cerimônia é realizada pela Defensoria Pública, em parceria com o Cartório Guedes Oliveira há quatro anos, para viabilizar o casamento gratuito dessas pessoas que são assistidas pela Defensoria, por estarem em situação de vulnerabilidade econômica.
Então, proporciona essa concretização do casamento para que essas pessoas adquiram outros direitos. Como o direito sucessório e de adoção, que torna a situação destes casais mais estáveis”, afirma a diretora metropolitana da Defensoria Pública do Pará, defensora pública Luciana Filizzola.
Ainda de acordo com a defensora, a importância de realizar esse tipo de evento é permitir que essas pessoas, que não possuem condições de pagar as custas de um cartório possam realizar o sonho de se casar e de oficializar com uma cerimônia. “É um momento realmente diferenciado porque nós fazemos a cerimônia com tudo que tem direito, com decoração, e com bolo para tirar fotos”, enfatiza.
Serviço:
Casamento comunitário
Data: 24/05/2024 (sexta-feira)
Hora: 17h
Local: Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho). Rod. Augusto Montenegro, 524 - Castanheira, Belém.