1 min de leitura
05 Apr
05Apr

As advogadas paraenses Luana Leal Viegas, criminalista e sócia do escritório Sá Souza Advogados, e Iacy-Potyra Leal, advogada associada do mesmo escritório, estão participando de um curso técnico imersivo em São Paulo, voltado à inquirição de testemunhas em processos do Tribunal do Júri e em casos de grande repercussão. O evento segue até este domingo (6) e reúne especialistas de diversas regiões para aprofundar técnicas fundamentais da advocacia criminal.


Para Luana Leal Viegas, dominar a técnica de inquirição é uma habilidade indispensável no processo penal. “Saber perguntar corretamente para testemunhas, acusados e possíveis vítimas é um diferencial no Tribunal do Júri. A inquirição é uma prova determinante que pode mudar totalmente o rumo de um processo. Escolher as testemunhas de defesa e elaborar as perguntas certas para ambas as partes são aspectos imprescindíveis para a condução de um julgamento justo”, explica a advogada.


Luana também destaca a importância de uma defesa sólida, especialmente em processos de alta visibilidade. “Nós, advogados, devemos estar atentos ao que dizem os noticiários, mas sem nos deixarmos influenciar. Em casos de grande visibilidade, a carga acusatória costuma ser maior, e a defesa precisa estar preparada para atuar com firmeza e estratégia”, pontua.


A programação do curso inclui tanto conteúdos teóricos quanto atividades práticas, permitindo aos participantes uma imersão completa na realidade forense. “O curso traz um conteúdo robusto e momentos práticos para associarmos o aprendizado à atuação real. A ideia é que possamos sair cada vez mais qualificados para enfrentar os desafios da advocacia criminal”, conclui.


Sobre a proposta da formação, a advogada acrescenta: “Esse curso busca discutir com os advogados, trazer para os advogados atuantes os cuidados, para você não fracassar durante as perguntas, as testemunhas e vítimas, e ao mesmo tempo técnicas para melhor fazer perguntas, de como abordar determinados temas com testemunhas. Então essa é a finalidade também do curso, e a gente faz uma análise tanto prática quanto teórica.”


Ela finaliza reforçando a importância da constante atualização profissional: “O que me motiva a participar do curso é que é importante a gente estar o tempo todo se atualizando, estudando o ponto de vista também de outros colegas. Por quê? Porque isso vai enriquecendo as nossas ferramentas de trabalho, as nossas ferramentas de como alcançar êxito na advocacia criminal.”

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.