Na manhã da última terça-feira (22), a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem do Cofen (Conarenf) se reuniu na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), em Belém. O objetivo da reunião era identificar a situação diagnóstica dos Programas de Residência da região Norte e discutir as necessidades de regulação dos Programas, no âmbito do sistema Cofen/Conselhos Regionais. Participaram da reunião membros da comissão, a presidente da autarquia federal, Danielle Cruz, conselheiros, coordenação e integrantes do setor de fiscalização do Coren-PA.
Na ocasião, foram apresentadas as principais atribuições da comissão, tais como: Os desafios e potencialidades elencados durante o Seminário Regional Residência em Enfermagem; Resultados sobre a necessidade de regulação para qualificação dos Programas de Residência em Enfermagem, obtidos através do Seminário Nacional de Residência em Enfermagem; As diretrizes anunciadas pelo colegiado da ROP Cofen, além de apresentar os indicativos da Câmara Técnica de Legislação e Normas – Cofen e do Fórum dos Conselhos Profissionais.
Durante a reunião técnica, a Dra. Rika Kobayashi, que integra a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem do Cofen (Conarenf), informou que em todas as instâncias onde foram realizadas as apresentações do diagnóstico situacional, a comissão foi bastante elogiada pela iniciativa de um trabalho importante, com dados que vão subsidiar a continuidade dos projetos da Conarenf.“A aproximação com os programas de residência é essencial para o acompanhamento da formação desses profissionais, bem como a fiscalização do exercício profissional realizado por eles, prezando assim pela qualidade da assistência à sociedade e zelando pela profissão”, enfatizou Danielle Cruz, presidente do Coren -PA.
Durante o encontro, alguns pontos com relação à preceptoria foram discutidos, tais como:
Exercício de preceptoria, dimensionamento, capacitação;
Qualificação, formação inicial, falha nos processos de trabalho, principalmente no âmbito dos registros de enfermagem, falta de inscrição dos enfermeiros junto ao Conselho Regional.Foram debatidas, também, a dificuldade de registro no e-MEC, que é o Sistema de Regulação do Ensino Superior, onde houve uma instrução, com orientações ao acesso do Banco de dados do MEC Sinar, SisCNRMS. Seguindo o protocolo que consta no Manual de Fiscalização, a comissão detalhou os problemas identificados aos coordenadores responsáveis pela coordenação de residência multiprofissional da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Por: Ascom/Coren-PA.