Uma intensa programação em alusão ao Dia Estadual de Atenção ao Fissurado Labiopalatal, tomou conta da Praça da República, na manhã do último domingo (06), em Belém. Com brincadeiras, atrações musicais e palestras sobre conscientização e conhecimento, integraram a ação promovida pela Associação Sorrisos Largos, que contou com a presença de apoiadores da causa. Em mais uma edição, o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), representado pela presidente, Danielle Cruz, esteve presente. A Fundação Santa Casa de Misericordia, Smile Trin e Ceasa, mais uma vez, também participaram do evento.
Dia Estadual de Atenção ao Fissurado - A Lei que garante direitos sociais às pessoas portadoras de fissura labiopalatal confirma a preocupação do Parlamento paraense com esse tema. Antes, a Lei 8.619/2018, do deputado Raimundo Santos, já havia instituído o “Dia Estadual de Atenção ao Fissurado Labiopalatal”, que é celebrado anualmente, no dia 06 de agosto.
A presidente do Coren-PA destacou a importância da Fundação Santa Casa de Misericórdia, como referência em Fissuras e Anomalias Craniofaciais. “A habilitação do serviço da Santa Casa, sem dúvida nenhuma, é uma luta e conquista de todos vocês. É primordial destacarmos isso durante esse encontro, porque foi com luta dos pais e mães, sensibilização com a sociedade, com o poder público, que a gente tem a Santa Casa, com um serviço de referência habilitado. Sem dúvida, é um ganho da associação e da luta coletiva de todos vocês”, destacou.
Danielle reforçou, também, a assistência e parceria junto à Associação Sorrisos Largos. “Nós, enquanto Conselho Regional de Enfermagem do Pará, já estivemos juntos em parceria, realizando eventos de capacitação. Pois é necessário capacitar as nossas equipes. Como profissionais da área da saúde, precisamos estar capacitados para que a gente possa prestar assistência de qualidade digna, e também, um cuidado, um olhar diferenciado para as famílias que estão passando por esse processo”, finalizou.
Ludmila Cunha, enfermeira e integrante da coordenação da Associação Sorrisos Largos, falou sobre a importância e cuidado aos indivíduos acometidos com a fissura labiopalatal. “A importância de fazer um evento como este, é para mostrar que existem muitas famílias, muitas crianças que nascem com essa má formação e que por desconhecimento de como cuidar, de como fazer com a amamentação, com a alimentação, com a fala, com todo esse processo de reabilitação e tratamento ao longo da vida dessa criança. É muito importante a população conhecer a causa e saber como manejar uma criança desde o contexto familiar com fissura.”, pontuou.
Sobre a participação da autarquia federal, Ludmila aproveitou para destacar a participação ativa desde o início da fundação da entidade, onde juntos já realizaram trabalhos importantes, com o objetivo de garantir um bem-estar e qualidade de vida. “O Coren-PA sempre foi participativo nesta causa, que é muito importante, pois além de promover atividades, o conselho divulga para toda a população de Enfermagem quais os métodos e cuidados com essas crianças fissuradas”, completou.
Por: Ascom Coren-PA.