1 min de leitura
04 Aug
04Aug

Nesta sexta-feira (04), o Conselho Regional de Enfermagem do Pará participa da cerimônia de certificação do projeto Amigas da Primeira Infância às unidades de saúde e educação, que ocorre a partir das 15h, no Teatro Gasômetro, em Belém.

O projeto desenvolvido pelo Unicef em parceria com a Prefeitura de Belém, tem como finalidade traçar estratégias de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Educação Infantil.

Em Belém, a criação da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), é inédito e o Coren-PA, representado pela presidente Danielle Cruz, fez parte do comitê científico para avaliação dos trabalhos, que contou com a participação de 20 escolas e 13 unidades de saúde.

Cada edição da iniciativa UAPI dura 18 meses (lançamento, adesão, capacitação, implementação e certificação). O processo é desenvolvido de forma colaborativa pelas equipes em cada unidade participante. O lançamento da iniciativa coincide com a disponibilização, pelo UNICEF e seus parceiros, de um programa de capacitação online cujo primeiro módulo é voltado para a mobilização das unidades de saúde e educação infantil para a adesão à iniciativa. Realizada a adesão, as equipes inscritas continuam participando da capacitação para acessarem o material e as informações necessárias para a implementação da metodologia. O programa de capacitação inclui informações básicas sobre primeira infância e trabalho em rede, implementação da metodologia a partir da gestão baseada em resultados e a qualificação da oferta dos serviços orientada a fluxos integrados especialmente para crianças com deficiência, atraso no desenvolvimento e doenças raras. Em cada ciclo de capacitação será desenvolvido pelas equipes participantes um produto importante para a oferta dos serviços a ser postado na plataforma de acompanhamento da iniciativa. Ao final do processo é feita a certificação e o reconhecimento das unidades participantes.


Por: Ascom Coren-PA.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.