3 min de leitura
03 Oct
03Oct

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), organização francesa de pesquisa e cooperação científica, deram início à implementação do projeto “Semeando Prosperidade”, que tem como objetivo desenvolver práticas agrícolas sustentáveis em cadeias de valor prioritárias da socio biodiversidade, com foco na geração de renda no município de Paragominas, no Pará.

Esse projeto marca o início da parceria entre as duas organizações, estabelecida em abril deste ano, com a assinatura de um protocolo de intenções. O objetivo da parceria entre Suzano e o Cirad é de unir esforços e competências em ações conjuntas de desenvolvimento sustentável. O foco é na geração de renda e na conservação ambiental nos estados do Pará e Maranhão, com especial atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade social, que é uma das metas de longo prazo da companhia para promover o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua.

Início das atividades

Com o objetivo de disseminar conhecimento e fomentar trocas de experiências no território, a primeira ação já realizada tratou de consolidar uma cadeia essencial na interface biodiversidade e geração de renda: a cadeia do mel. O apoio ao III Seminário e Dia de Campo de Apicultura e Meliponicultura, na cidade de Paragominas, PA possibilitou que mais de 150 pessoas, principalmente apicultores e meliponicultores, participassem de palestras e oficinas ministradas por especialistas de todo o Brasil.

Uma grande força do evento foi o engajamento de múltiplos órgãos parceiros, além de Cirad e Suzano: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Paragominas, Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca do Estado do Pará, Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (STRP), FAEPA SENAR, Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e Universidade Federal Rural do Pará (UFRA).

Gerar conhecimentos essenciais junto com os beneficiários, criar sinergias entre parceiros em nível local, são algumas das "sementes de prosperidade" que o projeto leva para as comunidades rurais. Outras virão em breve para melhorar sistemas agroflorestais, transformação e comercialização de produtos e subprodutos agrícolas, gestão e o empreendedorismo em área rural, especialmente entre mulheres. “Semeando prosperidade" promove essas soluções nas comunidades rurais, reduzindo a vulnerabilidade social por meio da geração de renda na agricultura familiar e da organização coletiva na gestão sustentável dos recursos naturais. 

“Essa é mais uma das iniciativas apoiadas pela Suzano junto com outros parceiros estratégicos para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia e reforçar um dos nossos compromissos para renovar a vida, como chamamos as metas de longo prazo da companhia, de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030.” Destaca Giordano Bruno Automare, Gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.

O Diretor Regional do Cirad no Brasil, Pierre Marraccini, reforça “Por meio dessa parceria, buscamos gerar conhecimentos que viabilizam soluções práticas para uma agricultura resiliente, eficiente e inclusiva. Com essa estratégia, promovermos o desenvolvimento territorial sustentável e contribuímos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: proteção da biodiversidade, transições agroecológicas, sustentabilidade dos sistemas alimentares, resiliência frente a alterações climáticas, o desenvolvimento territorial nos municípios da Amazônia.  ”

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página https://www.suzano.com.br/

Sobre o Cirad

O CIRAD é uma instituição francesa de pesquisa agronômica e de cooperação internacional para o desenvolvimento das regiões tropicais e mediterrâneas. Organismo de cooperação internacional com atuações locais, o CIRAD busca conciliar a qualidade da pesquisa científica com o impacto no desenvolvimento, especialmente em áreas rurais. Mobilizar a ciência, a inovação e a formação, no quadro de parcerias com atores rurais, com órgãos públicos e privados e com o mundo acadêmico, é o dia a dia do Cirad.  Coloca as suas competências ao serviço de todos, desde os produtores rurais aos gestores públicos, para promover a proteção da biodiversidade, as transições agroecológicas, a sustentabilidade dos sistemas alimentares, a saúde (das plantas, dos animais e dos ecossistemas), o desenvolvimento territorial sustentável, a adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Presente em todos os continentes, em cerca de cinquenta países, o CIRAD conta com as competências dos seus 1.800 funcionários, incluindo 1.240 cientistas, assim como de uma rede global de 200 parceiros.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.