Pallmer Barros / Ascom CIIR
2 min de leitura
27 Apr
27Apr

No mês que lembra o “Dia Nacional da Tontura”, 22 de abril, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, enfatiza sobre o diagnóstico correto e precoce das possíveis causas de tontura. Tal sintoma é considerado comum; ao apresentá-lo, a população deve procurar ajuda médica, preferencialmente, nas especialidades em neurologia e otorrinolaringologia, que atuam juntas, diariamente, no acompanhamento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) assistidos pela instituição.

De acordo com Ana Alves, otorrinolaringologista no CIIR, várias doenças podem causar tonturas, entre elas as labirintites, diabetes, doenças tireoidianas, colesterol alto, problemas na coluna cervical, pressão alta e dieta desregrada.

"O equilíbrio corporal é regulado pelo labirinto, uma região interna da orelha ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo. Portanto, doenças que levam às alterações na função do labirinto podem causar tonturas", esclarece.

A especialista segue explicando que quem tem enxaqueca pode, eventualmente, sofrer com tonturas, sendo uma das associações de sintomas que é acompanhada simultaneamente pela otorrinolaringologia e neurologia.

Fábio Araújo, de 38 anos, iniciou investigação no CIIR para fechar diagnóstico após sentir tonturas repentinas há mais de dois meses.

“Venho sentindo dores na cabeça. Não sofri acidente e muito menos cai batendo a cabeça. São dores a qualquer hora do dia e a tontura vem logo após. Relatei à médica e ela solicitou exames ambulatoriais para saber o que está acontecendo. Não saio mais de casa com frequência por conta desta tontura, pois quando acontece os sintomas, preciso sentar, pois eu caio se ficar de pé”.

Para a medicina, tontura e vertigem são sintomas que refletem o comprometimento de diferentes sistemas. Ana Alves informa ainda que tontura é um sintoma que envolve “sensações de mal-estar, desmaio e de queda; fraqueza, mas sem realmente cair; embaçamento e escurecimento, visuais”.

A importância na diferença entre os diagnósticos é que os sintomas são manifestações clínicas de doenças associadas, que necessitam de uma abordagem diagnóstica e terapêutica, direcionadas. A tontura pode ser ainda um sintoma de uma doença cardíaca; pulmonar; endocrinológica; desidratação; intoxicação; infecções; e distúrbios, metabólico e do sono.

“Além disso, a tontura é um sintoma muito frequente nas doenças psiquiátricas como depressão e ansiedade, entre outras. A vertigem é um sintoma que reflete o comprometimento do labirinto ou das suas conexões no cérebro. Diversas doenças do labirinto e do cérebro podem causar vertigem. Cada uma dessas doenças tem características específicas e o diagnóstico e tratamento correto são possíveis”.

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.




Comentários
* O e-mail não será publicado no site.