Durante o evento Mercado das Indústrias Criativas do Brasil 2023 (MICBR), o Banco da Amazônia protagonizou um encontro estratégico com o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, e os secretários estaduais de Cultura da região Amazônica. A pauta principal foi a criação de Centros Culturais Regionais nas dependências do Banco, uma iniciativa que promete marcar a Instituição como um relevante fomentador da rica cultura amazônica.
Luiz Lessa, presidente do Banco, detalhou os planos, destacando a transformação do térreo da sede em um amplo Café, além do estímulo a visitas ao Teatro da Paz e ao Cine Olímpia para a realização de diversos eventos, visando a valorização desses icônicos pontos turísticos em Belém. "Nos demais estados, o Basa possui prédios históricos, alguns tombados. Pretendemos avaliar esses espaços para promover produções culturais locais", afirmou.
Representando a ministra da Cultura, Margareth Menezes, Henilton Menezes, elogiou a visão do Banco em criar esses centros culturais. Pelo Banco, participaram o presidente Luiz Lessa, os diretores Marivaldo Melo e José Quinto, o secretário executivo Alcir Erse e Gerente de Central de Marketing, Ruth Helena Lima. Os secretários de Cultura presentes foram: do Pará, Úrsula Vidal; de Mato Grosso, secretário adjunto de Cultura, Jan Moura; do Acre, Minoru Kinpara; do Amapá, Clícia di Miceli e de Tocantins, Kátia Flores.
A reunião encerrou-se com uma extensa agenda de ações a serem tomadas para concretizar esse projeto inovador e promissor.
Por: Alcilene Costa / Ascom Banco da Amazônia.