3 min de leitura
22 Apr
22Apr



O aniversário de 43 anos da Associação da Advocacia Trabalhista Paraense (ATEP) foi recebido com festa por advogadas e advogados que militam na área. O evento, realizado na tarde desta quinta-feira (21), no Belém Hall, reuniu dezenas de profissionais, que puderam confraternizar a data, com feijoada, samba e a certeza de que estão bem representados perante aos desafios que a advocacia trabalhista enfrenta na administração da justiça, bem como da sociedade.

Para a presidente da ATEP, advogada Mary Cohen, o aniversário da Associação representa a resistência e a importância do associativismo, para que advogadas e advogados tenham um espaço de debate. “A Associação, dentre seus objetivos, tem a defesa do estado democrático de direito. Isso hoje é de suma importância, porque é justamente o cumprimento da Constituição Federal. A ATEP atua nesse viés, e tem ainda o trabalho de acolhimento ao advogado e advogada que precisa de uma estrutura, por menor que seja, para que possa realizar e exercer seu trabalho no dia a dia”, declara a presidente, ao chamar atenção para a campanha “Amigos da ATEP”.


“Essa campanha é fundamental para fomentar o associativismo e mostrar a importância dessa união. Se todos nós nos unirmos em torno dos assuntos pertinentes ao exercício da profissão, com certeza alcançaremos muito mais êxito. E é para isso que nós estamos aqui: para confraternizar, dançar, nos divertir”, acrescenta Mary Cohen.Com o sentimento de gratidão pela luta e longevidade da ATEP, o vice-presidente da Associação, advogado Renato Coutinho, comenta: “É um momento de muita alegria para a gente, porque 43 anos é uma data muito expressiva. Uma Associação perdurar por todo esse tempo, com todas as dificuldades que nós temos, mostra a importância e força perante a advocacia paraense. E, cada vez mais, estamos trabalhando para fazer a ATEP mais forte, para acolhermos os nossos advogados”, festeja Coutinho.


O evento de aniversário da ATEP também contou com a participação de vários representantes das associações trabalhistas, destacadamente da região Norte do país. A advogada trabalhista e presidente da Associação Rondoniense da Advocacia Trabalhista (ARONATRA), Aline Silva, afirma que “é uma honra fazer parte do aniversário de 43 anos da ATEP, o que mostra, sobretudo, a força da advocacia trabalhista, principalmente num período tão difícil, que é esse de pandemia. Uma Associação forte e presente, como a ATEP, mostra a valorização da advocacia trabalhista”.


Ainda segundo ela, a Associação é fundamental para a construção dessa valorização. “Eu me sinto muito feliz de estar aqui parabenizando a ATEP pelos seus 43 anos, que é uma vida bem longa, e desejando que continue mostrando essa força”, continua Aline Silva. Ela avalia a importância das associações nortistas se fazerem presentes no evento. “Essa união da região Norte mostra o quanto nós estamos alinhados no discurso de construção, de pautas voltadas para a advocacia trabalhista”, defende.


Paulo Dias Gomes, advogado trabalhista e vice-presidente da Associação Amazonense de Advogados Trabalhistas (AAMAT), também avalia a importância do trabalho da ATEP em prol da advocacia trabalhista paraense. “Todo associativismo é voltado para trazer melhorias para os seus associados. De modo geral, a função da Associação é lutar pelas prerrogativas dos advogados. Tem uma função social muito grande, porque luta, dentro dos meios jurídicos e políticos, para que os direitos sociais sejam preservados, sejam mantidos, e não sejam retirados de quem tem. O advogado trabalhista é um elo entre a sociedade e o judiciário, seja para a empresa, seja para o empregador, para que o direito social seja restabelecido”, comenta.


A presidente da Associação Roraimense da Advocacia Trabalhista (ARAT), advogada Floreny Mota, considera que o evento mostra o fortalecimento das associações, em especial da ATEP, uma instituição que, de acordo com ela, “luta pelos direitos sociais, pelo direito do trabalho, sempre focada no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Sem a advocacia trabalhista, não há justiça social. Portanto, é importante esse momento festivo, mas o mais importante é nós estarmos aqui, nos fortalecendo, juntando as nossas forças para lutar”, afirma.


Também esteve participando do aniversário da ATEP o advogado trabalhista Olympio Paulo Filho, de Curitiba. Segundo ele, a Associação se faz importante “porque une a classe em defesa da categoria e de alguma arbitrariedade que possa ser cometida pelos juízes. E também para unificar o entendimento entre a advocacia e os tribunais. E isso a ATEP tem conseguido. A boa relação ajuda a advocacia trabalhista no desempenho de sua função”, avalia o advogado.


Estiveram presentes no evento que celebra os 43 anos da ATEP,  as seguintes associações:ABRACRIM - Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas;IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família;IAP - Instituto de Advogados do Pará;AATP - Associação dos Advogados Tributaristas do Pará.


Por: Ascom ATEP.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.