Os Arrastões do Pavulagem 2023 ocorrerão nos dias 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho. Neste ano, uma das maiores manifestações culturais do estado, que novamente conta com o patrocínio da Equatorial Pará, terá um novo trajeto: a concentração será na Praça da República e o cortejo passará pela avenida Presidente Vargas, pela rua Municipalidade e seguirá até a praça Waldemar Henrique, onde um show da banda Arraial do Pavulagem completará a festa popular.
“A Equatorial Pará já é uma parceira de longa data do projeto. Acreditamos no poder transformador da arte na vida dos milhares de paraenses que são alcançados com esta iniciativa. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado e não poderia ficar de fora dessa grande festa tão representativa para todos nós”, destaca Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.
Programação
A programação oficial de 2023 começa nesta sexta-feira, 28, com o lançamento dos Arrastões, em um evento no Teatro Gasômetro, às 18h, O evento terá exibição do documentário “O Boi-Bumbá de Salvaterra e suas Comunidades Quilombolas", de Guto Nunes; uma sessão do projeto Oralidades com participação do Mestre Damasceno sob o tema "Búfalo Bumbá - Folguedo Popular do Marajó" e encerra com show da banda Arraial do Pavulagem. A entrada é 1kg de alimento não perecível.
Junior Soares, coordenador do projeto e criador do Arraial do Pavulagem, fala sobre o lançamento e reforça a importância do arrastão para a cultura popular paraense.
"O lançamento do projeto vai ser do jeito que a gente gosta e sabe fazer. Com música, com participação de Mestres da nossa cultura. O Arrastão do Pavulagem é patrimônio cultural de natureza imaterial, dessa forma, realiza-lo é contribuir para o fortalecimento da cultura popular e trazer para a cena os mestres da cultura é contribuir para a valorização destes saberes e fazeres", ressalta Júnior.
Em seguida, no dia 30 de abril, o Instituto Arraial do Pavulagem abre as inscrições para as oficinas que têm como objetivo formar brincantes para participarem do Batalhão da Estrela. Serão disponibilizadas vagas para oficinas de Percussão, Dança e Perna de Pau. As inscrições devem ser realizadas por meio de um formulário disponibilizado nas redes sociais do projeto e serão encerradas conforme as vagas forem preenchidas.
As oficinas e ensaios para os Arrastões ocorrerão de 6 de maio a 7 de junho, nos seguintes dias e horários: segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 21h, aos sábados das 15h às 18h e aos domingos das 10h às 13h.
Já um dos momentos mais aguardados, a cerimônia de Levantação dos Mastros (que também conta com o Ensaio Geral e uma Roda de Boi), será no dia 8 de junho a partir das 17h, e será marcada pela chegada do cortejo fluvial - que tradicionalmente traz a comitiva do Boi Pavulagem e os mastros de São João Menino.
E a partir do final de semana seguinte, os Arrastões do Pavulagem invadem a capital paraense nos dias 11, 18, 25 de junho e 02 de julho.
Com o tema "Arrastão do Pavulagem 2023 - Arraial por um Mundo de Paz", a iniciativa cultural é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará e apoio institucional da Prefeitura de Belém através da FUMBEL.
Por: Lucas Muribeca / Assessoria de Imprensa Equatorial Pará.