2 min de leitura
15 Dec
15Dec

Com o objetivo de levantar recursos financeiros e materiais para a realização do projeto Cordão do Galo, além de beneficiar jovens marajoaras, o Instituto Arraial do Pavulagem dá início ao “Natal do Galo” neste sábado (16). A programação ocorre nos dias 16, 21, 22 e 23/12 em frente à sede do instituto (Blvd. Castilhos França, 738). Além das apresentações musicais, serão vendidos itens da Lojinha Pavulagem e de parceiros.


O “Natal do Galo” é promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, em parceria com a Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião, e tem como colaboradores Point do Açaí, Lojinha Pavulagem e a empresa Ideia Soluções. A programação terá rodas cantadas com a participação de Júnior Soares e Ronaldo Silva (Arraial do Pavulagem) e rodas de carimbó.

SHOWS E PRESENTES “COM A CARA DO PARÁ” POR UM NATAL SOLIDÁRIO

A arrecadação de recursos será feita de duas formas: com a venda de produtos e acessórios desenvolvidos pelo próprio instituto, como camisetas, bonés, agendas, adereços dos Arrastões do Pavulagem, cavalinhos e até um Boi Pavulagem; e com o recebimento de doações financeiras, cestas básicas, materiais de higiene pessoal e material escolar. Chave pix para doações em dinheiro: (91) 981447884.


Além da programação gratuita e da oportunidade de apoiar uma iniciativa sócio-cultural que ajuda pessoas em necessidade, o “Natal do Galo” oferece uma oportunidade para quem quer comprar brinquedos, materiais educacionais e presentes regionais com preços acessíveis e sem o incômodo de grandes centros comerciais.

UM CONVITE DO PAVULAGEM AO GRANDE PÚBLICO

O Instituto Arraial do Pavulagem convida o grande público a comparecer para curtir as apresentações e, de quebra, contribuir para a continuidade do Cordão do Galo, que atende mais de 250 crianças e adolescentes de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, ressalta a importância do comparecimento e colaboração do público.


"Esperamos que o povo venha curtir e fazer sua parte pra ajudar essa iniciativa. A atuação do Cordão do Galo foca em crianças e adolescentes, proporcionando uma valiosa inclusão cultural e social para esse público mais vulnerável. Nosso objetivo é prevenir o alcoolismo, a violência e outros males, utilizando a cultura como principal impulsionador desse processo”, diz Ronaldo.

O QUE É O “CORDÃO DO GALO”?

O Cordão do Galo é um projeto sócio-cultural realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem e pela Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião desde 2008 em prol das crianças e adolescentes de Cachoeira do Arari, município que possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.


A iniciativa promove ações voltadas especialmente para o público infanto-juvenil, que tem a oportunidade de participar da concepção do Cordão do Galo e de atividades voltadas para a formação de brincantes. Por meio da construção de elementos culturais, aprendizado de cantos populares e danças, os jovens dão vida ao folguedo popular e resgatam a história da comunidade.

O folguedo popular nasceu atrelado à Festividade do Glorioso São Sebastião, patrimônio cultural imaterial do Brasil, acontece sempre no mês de janeiro, uma semana antes do Dia de São Sebastião e, por conta disso, passou a se constituir também como salvaguarda daquele patrimônio.


O brinquedo popular, na forma de um galo, homenageia o padre Giovanni Gallo, fundador do Museu do Marajó. Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, diz que a iniciativa é de suma importância em uma região que é carente de projetos desse tipo e ressalta que ações com pegada social e antropológica são parte da natureza do Instituto Arraial do Pavulagem.


“Precisamos dar continuidade nessa experiência, que é construída a muitas mãos. O foco é a criança, o maior legado que a sociedade tem. As atividades que realizamos lá são de grande importância para a formação integral daquele público infanto-juvenil, pois fortalecem a identidade cultural e ensinam sobre os motivos de preservar a floresta em um mesmo ato”, finaliza Ronaldo Silva. 

SERVIÇO:

Natal do Galo (com arrecadação de doações e vendas para levantar fundos para o Cordão do Galo 2024).

Data: 16, 21, 22 e 23/12/2023

Horário: sujeito à programação da data;


Local: Boulevard da Gastronomia, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard Castilhos França, 738);


Ingressos: Entrada Franca;


Mais informações: https://www.instagram.com/arraialdopavulagem/

Por: Assessoria de Comunicação.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.