Mais de 120 mulheres que vivem na comunidade Boa Esperança, distante cerca de 40 km de Santarém, no oeste do Pará, foram beneficiadas com diversos serviços de saúde ofertados pelas integrantes do grupo “Aprimoradas”, cujas integrantes participaram, do curso de qualificação de Consulta de Enfermagem Ginecológica, com ênfase na saúde reprodutiva e nos métodos contraceptivos. A ação transcorreu no último dia 05.
A capacitação foi idealizada pelo sistema Cofen/Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) e teve duração de seis meses, período no qual seis enfermeiras que atuam na Atenção Básica de Saúde de Santarém puderam aprimorar seus conhecimentos sobre ginecologia, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros.
Para as mulheres da comunidade, foram ofertados serviços como consultas de enfermagem ginecológica qualificada, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B; testes de gravidez; inserções de DIU; solicitação de ultrassonografia e atendimento psicológico.
Horácio Bastos, Conselheiro Secretario do Coren-PA, explicou que a comunidade selecionada para receber a ação possui um alto índice de gravidez na adolescência, além de apresentar mulheres em situações vulneráveis. "Trata-se de situações agravadas durante a pandemia e pelo desinvestimento do SUS, o que superlota as maternidades e UTI's neonatais de Santarém e consequentemente as da capital", explica.
Confira os números da ação de saúde:
Inserções de DIU: 18; Consultas de Enfermagem Ginecológica: 22; Testes rápidos: 72; Teste de gravidez: 13; Encaminhamento para Psicólogo: 01; Solicitação de Ultrassonografia: 03.
Sobre o Coren-PA:
O Conselho Regional de Enfermagem do Pará é uma autarquia federal que fiscaliza e disciplina o exercício profissional da Enfermagem no território paraense, com o objetivo de verificar se a prestação de serviços de Enfermagem atende aos requisitos prescritos na lei do exercício profissional. Busca continuamente contribuir na oferta de uma assistência qualificada para toda a sociedade, com base em princípios científicos, éticos e legais.
Por: Ascom Coren/PA.