Com o conceito “Madeira: presente na vida da gente”, a Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex) estará presente na Feira da Indústria 2022, que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro, no Hangar.
Um dos diferenciais do estande da associação será a construção de uma casa totalmente em madeira dentro do espaço da feira, com o objetivo de despertar no público a percepção de como a madeira está presente em todos os aspectos de nossa vida e como ela foi e continua sendo fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade.
“O estande é todo construído com madeira sustentável produzida no Pará. Buscamos utilizar o máximo possível de madeira, justamente para dar essa ideia da qualidade e versatilidade do produto e evidenciar o conceito geral do espaço, que é mostrar como ela está presente em todos os aspectos da nossa vida. A madeira é um item muito importante, tanto do ponto de vista estrutural, quanto arquitetônico, decorativo e também cultural”, explica Guilherme Rymsza, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto do estande.
Além da Casa Aimex, no espaço também será possível ficar por dentro de diversos outros aspectos da atividade madeireira no Pará, como as práticas sustentáveis adotadas pelo setor, entre elas o manejo florestal, técnica que permite uma produção mantendo a regeneração indefinida da floresta.
“Há muita informação bacana e interessante para compartilharmos sobre a atividade florestal madeireira no Pará, como, por exemplo, que o manejo florestal sustentável, além de permitir uma produção mantendo a floresta em pé, ainda ajuda na captura de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução do aquecimento global, ou que, hoje, já existem mecanismos que permitem o rastreamento completo da cadeia produtiva da madeira e é possível saber exatamente de que ponto da floresta saiu a madeira utilizada em um piso ou móvel. Nosso objetivo é aproximar a sociedade dessa realidade”, explica Deryck Martins, diretor executivo da Aimex.
Aimex – A Aimex é a mais antiga associação de classe do setor florestal madeireiro da Amazônia e uma das mais atuantes e representativas no Brasil e no exterior. Em 2021, completou 40 anos de atuação e é formada por empresas que atuam em toda a cadeia produtiva florestal, desde a extração, produção, beneficiamento, intermediação e exportação de produtos madeireiros. No Pará, a produção florestal madeireira é uma das mais importantes atividades econômicas, além de ser o 4º principal produto da pauta de exportação, emprega cerca de 250 mil pessoas de forma direta e indireta, com uma movimentação aproximada de R$ 1 bilhão, somente oriundos das exportações.
Por: Rafael Sobral/Agência Eko.